Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Visita Técnica ao Palácio do Planalto em Brasília-DF realizada pelo terceiro ano do Curso Técnico em Administração

publicado: 27/11/2019 15h50, última modificação: 27/11/2019 16h08

No dia 18 de novembro os alunos do terceiro ano Técnico Integrado do Curso de Administração foram a Brasília – DF fazer visita técnica, e teve como propósito o enriquecimento do conteúdo da disciplina Administração Pública. Outro fator que estimulou a sua realização foi a lembrança do desejo do Prof. Arthur Versiani, ex-diretor desta unidade, quando estávamos idealizando o curso em Administração, de inclusão desta disciplina em sua grade, e a ideia de levar os alunos para conhecer Brasília. O ex-diretor Arthur foi o primeiro professor da disciplina.  “Desde que assumi a disciplina, no início do ano letivo de 2019, senti a vontade de seguir esta sugestão. Foi assim que iniciei o contato com o Palácio do Planalto, até então, as visitas estavam suspensas, porém eles abriram exceção para a nossa instituição e, por isto, todos empenhamos para que a mesma acontecesse, ainda neste ano”, afirma a Profa. Leila Maria Alves Carvalho.

Para o aluno Leonardo Modesto de Faria Pereira a visita foi gratificante, de modo geral, “gostei foi à parte em que visitamos o Palácio do Planalto, a sede do Poder Executivo, no começo da visita ao Planalto eu já estava extremamentente feliz, entretanto quando recebemos a notícia que nossa visita iria ser interrompida pelo fato dos Ministros e até o Presidente estarem em uma reunião, no mesmo prédio em que nós estávamos”.

A aluna Elaine Cristina Amâncio Moreira, gostou do planejamento como foi construía a capital do Brasil. “A beleza do Planalto é surpreendente. A combinação entre os acabamentos e a história da construção é algo bastante interessante. Essa visita permitiu com que eu aprendesse o que acontece nesse ambiente. Há uma imprensa de plantão, pois a qualquer momento pode haver um discurso ou declaração. Outro fator que eu gostei foi ter conhecido o espaço onde o presidente, juntamente com outros políticos, fazem seus discursos”, relatou Elaine.

A ideia era conhecer outros órgãos e/ou museus, como o Museu do Banco Central e do Banco do Brasil, por estarem relacionados mais diretamente com as disciplinas do curso, porém, como a visita aconteceu numa segunda-feira, isto não foi possível, pelo fato de acontecerem neste dia a manutenção dos mesmos. Mesmo assim passaram por vários pontos importantes da cidade, o que foi muito enriquecedor para os alunos.  O ponto central da visita, no entanto, foi o Palácio do Planalto, quando foi possível conhecer um pouco da história, o funcionamento da casa, como os seus espaços são utilizados, procedimentos, rituais e logísticas.