Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Estágio das Licenciaturas, Residência Pedagógica e PIBID realiza 16ª edição

publicado: 29/11/2019 19h48, última modificação: 12/12/2019 13h27

Foi realizado nos dias 09 e 11 de novembro o XVI Seminário de Estágio das Licenciaturas, Residência Pedagógica e PIBID do Campus Ouro Preto.

No primeiro dia de atividades, os estudantes estagiários e bolsistas discutiram temas relativos aos conflitos vivenciados durante a experiência do primeiro contato com a escola e da relação professor(a)/aluno(a). Também participaram de uma oficina sobre um software educacional para o ensino e conscientização de questões étnico-raciais e de gênero, o "Baú de Ashanti", com a servidora do Campus, Viviane Silva, e a estudante da UFOP, Danielle Santos.

No segundo dia de programação, os estagiários dos Intensivos Pré-IFMG e Pré-ENEM compartilharam a importância desses projetos para sua formação, enfatizando como eles preparam os estudantes das licenciaturas para o exercício da cidadania. Tais iniciativas têm, por princípio, atender escolas públicas localizadas em bairros populares da cidade e distritos de Ouro Preto. Ambas são desenvolvidas desde 2013 e impactam positivamente a educação em Ouro Preto, cumprindo a função social de preparar alunos de bairros com Alto da Cruz, Piedade e do Distrito de Rodrigo Silva para que tenham acesso aos cursos integrados do IFMG e bom desempenho no ENEM.

Por acreditar que a Educação é uma ação social, a professora Denise Ziviani vem ampliando o diálogo e buscando escolas parceiras locais que, desejosas de uma melhor formação, queiram aderir ao projeto. Em 2019, o Pré-Enem funcionou nas escolas Horácio Andrade e Estadual Ouro Preto (Polivalente), e o Pré-IFMG, nas escolas Horácio Andrade e Dr. Alves de Brito no distrito de Rodrigo Silva.

À noite, Jônatas Ferreira e Lucas Morais, alunos intercambistas do IFMG que passaram por um longo período de formação em pesquisa e docência em Portugal, fizeram uma análise do processo de preparação que estão recebendo pela licenciatura em Física e das oportunidades que a formação recebida lhes proporcionaram durante a estadia em Portugal, como a inserção no meio acadêmico português, ministrando aulas de física no mestrado e orientando trabalhos de pesquisa.