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Necessidades formativas de professores para o exercício de ensinar: um estudo com professores iniciantes na educação profissional e tecnológica

por thiago.gomes publicado 09/01/2018 10h01, última modificação 09/01/2018 10h01

A criação dos Institutos Federais (IF) a partir a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Lei 11.892/08) apresenta novas configurações para o ensino nessas instituições, demandando a contratação de novos professores para atender a todos os campi dos trinta e oito IF existentes nos diferentes estados brasileiros. O número de professores iniciantes é expressivo e sua inserção nessa realidade apresenta diferentes desafios, considerando uma especificidade da docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) está relacionada ao perfil dos docentes: embora possuam ampla formação em sua área específica de conhecimentos em nível de pós-graduação, um número significativo de professores não possui formação para o magistério. Esse fato coloca para estas instituições a necessidade de desenvolver projetos de formação continuada de docentes que abordem as especificidades do processo de ensino, condizentes com essa realidade específica, tendo por base os desafios enfrentados pelos professores no período de inserção na docência na EPT. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é identificar as necessidades formativas dos professores iniciantes nessa modalidade de ensino, de forma a subsidiar a elaboração de políticas de formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Os sujeitos da pesquisa serão os professores iniciantes do IFMG - Campus Ouro Preto e a metodologia será de cunho quantitativo e qualitativo. A análise dos dados será feita por meio da análise de conteúdo.

 

Orientador: Geralda Aparecida de Carvalho Pena