Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Junho de 2015 a Agosto de 2016 > Engenharia > Levantamento de equipamentos de prevenção e combate a incêndio/elaboração de projeto de montagem de uma brigada de incêndio no campus do IFMG – Ouro Preto
conteúdo

Levantamento de equipamentos de prevenção e combate a incêndio/elaboração de projeto de montagem de uma brigada de incêndio no campus do IFMG – Ouro Preto

por thiago.gomes publicado 09/01/2018 10h25, última modificação 09/01/2018 10h25

O Brasil ainda necessita de uma política mais agressiva em termos de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tivemos um grande avanço nos últimos anos em termos de redução dos índices de acidentes, mas ainda somos uma sociedade que ainda não tem uma cultura prevencionista. A Segurança do Trabalho é uma área ainda muito nova se compararmos com outras áreas, na qual posso destacar a mineração e a metalurgia na nossa região do quadrilátero ferrífero. Os primeiros profissionais formados, especificamente em segurança do trabalho, são do inicio da década de 1970.

Dentro da segurança do trabalho temos uma subárea de Prevenção e Combate a Incêndios com foco na prevenção e combate a incêndios que tem se desenvolvido a partir de uma delegação legal a as corporações do corpo de Bombeiros de cada estado, em minas o CBMMG – Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais.

O IFMG Ouro Preto por ser um órgão federal normalmente não é cobrado, em termos de fiscalização, pois não possui funcionários regidos pela CLT, e com isso as normas regulamentadoras – Portaria 3214/78 que rege a grande maioria das empresas do Brasil não são cobradas dos gestores da nossa Instituição. Com isso muitas das demandas de segurança do trabalho e em específico da prevenção e combate a incêndios na nossa Escola fica relegada a um segundo plano, o que compromete as melhores práticas do setor prevencionista no IFMG Campus ouro Preto.

A proposta deste trabalho e levantarmos demandas relativas à prevenção e combate a sinistros e propor um projeto de montagem de uma brigada de incêndio dentro do Campus Ouro Preto. Os objetivos é atender toda comunidade ifetiana do campus: docentes e técnicos administrativos e principalmente nossos alunos, dando-lhes maiores condições de segurança nas suas atividades diárias.

 

Orientador: Wálter Pavão de Souza

 

Co-orientador: Daniela Pereira Teotonio