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A Efetividade do Peer Instruction em aulas de Física Básica no curso de Licenciatura em Física

Atualmente, os elevados índices de repetência nas disciplinas relacionadas à Física no Ensino Superior demonstram que grande parte dos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem da matéria. Para reverter este quadro, estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem têm sido desenvolvidas e aplicadas nas instituições de Ensino Superior nas últimas décadas. Essas metodologias são baseadas em ambientes de aprendizagem diferenciados, que contribuem para uma maior colaboração entre os estudantes, que passam a ser o centro do processo. Dentre essas metodologias, destaca-se o Peer Instruction (PI) – instrução aos pares – que estimula a interatividade entre os colegas, promovendo um maior engajamento dos discentes na disciplina. O PI foi desenvolvido na década de 1990 pelo professor, físico e pesquisador do Departamento de Física da Universidade de Harvard, Eric Mazur. Consiste em uma metodologia que propõe a diminuição de aulas expositivas, aumentando as inter-relações entre os alunos e entre os alunos e o professor. Pesquisas e aplicações do PI têm sido realizadas em grandes universidades e indicam que, quando bem aplicado, o método pode gerar bons resultados, com melhoria nas condições de aprendizagem e nos índices de evasão no Ensino Superior. O objetivo do projeto é investigar a efetividade da metodologia de aprendizagem ativa PI em aulas de Física do curso de Licenciatura em Física, na turma de Física IV, no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto (IFMG-OP). Além disso, verificar a aceitação da metodologia junto aos alunos do curso e construir uma base de conhecimentos que poderá ser o passo inicial para a recomendação do método em escalas maiores no âmbito do IFMG-OP. Durante a aplicação da metodologia, os discentes estudam pontos básicos do conteúdo em casa, por meio de materiais disponibilizados pelo docente, o que evita que um tempo de aula significativo seja gasto com conceitos introdutórios. A interação aos pares, por meio de testes de hipóteses e argumentações, acontece após os alunos serem desafiados por questões conceituais de múltipla escolha. As respostas são registras em papel, sendo posteriormente digitalizadas e analisadas. Após as discussões aos pares, os estudantes têm a oportunidade de responder as questões novamente. A análise dos resultados indica que o uso do Peer Instruction pode promover uma aprendizagem ativa e significativa no Ensino Superior, além de proporcionar aperfeiçoamento na capacidade de argumentação dos alunos do curso de Licenciatura, habilidade essencial no exercício da docência.

Bolsistas: Lucas Antônio dos Reis
Orientador: Édio da Costa Junior
Co-orientador: Elisângela da Silva Pinto