Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Março de 2018 a Dezembro de 2018 > A Efetividade do Peer Instruction em aulas de Física do curso Técnico Integrado
conteúdo

A Efetividade do Peer Instruction em aulas de Física do curso Técnico Integrado

Os elevados índices de repetência associados à Física demonstram que grande parte dos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem da disciplina, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior. Frente a isso, diferentes estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem têm sido desenvolvidas e aplicadas nas últimas décadas. Dentre elas, destaca-se o Peer Instruction (PI) – Instrução aos Pares, numa tradução literal – que estimula a interatividade entre os estudantes e delega aos alunos a corresponsabilidade de sucesso nos estudos, ideia central da aprendizagem ativa. Pesquisas e aplicações do PI em diferentes locais e contextos têm indicado que, quando bem aplicado, o método pode gerar bons resultados. Para o desenvolvimento deste estudo, o PI foi aplicado em aulas de Física de um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto (IFMG-OP). A interação aos pares, por meio de testes de hipóteses e argumentações, aconteceu após os alunos terem sido desafiados por questões conceituais de múltipla escolha. O registro das respostas foi feito de forma tradicional em papel, sendo posteriormente digitalizadas. Após as discussões aos pares, os estudantes tiveram oportunidade de novamente responder as questões. A análise dos resultados parciais indica que o uso do Peer Instruction pode promover uma aprendizagem ativa e significativa.

Bolsistas: Jacksony Domingos Miguel da Silva
Orientador: Elisângela Silva Pinto
Co-orientador: Édio da Costa Junior