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A Escola Técnica Federal de Ouro Preto no processo de consolidação da Rede Federal de Educação Profissional: registros de História Oral

No ano de 2014 iniciou-se este projeto de pesquisa, que pretende formar um vasto repositório de depoimentos audiovisuais de ex-alunos e antigos servidores do IFMG, para disponibilização aos pesquisadores no Laboratório de Memória e Pesquisa Histórica da CODAHIS. Após a captura dos depoimentos em vídeo, são realizadas as análises históricas dos depoimentos, que giram em torno de temáticas relacionadas à consolidação da educação profissional no país, com foco na evolução histórica do IFMG. Para tal, pretende-se adotar o método da História Oral, com a gravação em vídeo das entrevistas, para posterior transcrição, análise e interpretação. Apenas o registro e guarda destas memórias preciosas já justificariam o projeto - mas esta pesquisa vai fazer também um estudo interpretativo, ao tentar contrapor os dados coletados nas entrevistas ao ambiente das disputas políticas presentes no processo de construção de um modelo de educação profissional tornado hegemônico após a criação das autarquias federais em 1959. Em 2017 trabalhou-se com testemunhos relativos ao período 1979-1993, etapa marcada pela realização de vultosos investimentos na rede federal pelo declinante governo militar e por um tenso e lento movimento de transição democrática que promoveu mudanças importantes na gestão da educação profissional em todo o pais. Em 2018 o projeto vai se debruçar sobre o período 1994-2007. Vencidas as discussões relacionadas à gestão democrática das escolas, as disputas políticas agora levam a movimentos experimentais na formulação da política de educação profissional no país, movimentos que reproduzem as proposições liberais ou de fundo keynesianos que orientam os governos FHC e Lula. Neste cenário, assistimos ao advento da cefetização, o financiamento da educação via PROEP (leia-se Banco Mundial), a edição da polêmica Lei 2208, de 1997, e sua revogação em 2004, e as primeiras iniciativas de expansão da rede ainda no governo Lula, pela via das UNEDs.


PALAVRAS CHAVES (História Oral; Educação Profissional; História da Educação)

Bolsistas: Henrique Soares Teixeira, Kaleb Cordeiro Ferreira Franco de Vasconcelos e Maria Eunice Dias Domingues
Orientador: Julice Maria Resende Machado
Co-orientador: Daniel Diniz