Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Março de 2018 a Dezembro de 2018 > A ESCRITA DE RESENHAS NA ESFERA ACADÊMICA: como estudantes recém-ingressos no Ensino Superior constroem seus conhecimentos acerca do gênero resenha
conteúdo

A Escrita de Resenhas na Esfera Acadêmica: como estudantes recém-ingressos no Ensino Superior constroem seus conhecimentos acerca do gênero resenha

Considerando que o domínio do gênero resenha acadêmica é fundamental para que o estudante de graduação possa desempenhar práticas discursivas de leitura e escrita inerentes à esfera acadêmica, este projeto tem a finalidade de investigar como se dá o processo de construção autoral e identitária de estudantes recém-ingressos no Ensino Superior, por meio da escrita da resenha, um dos gêneros mais solicitados durante o período de vida acadêmica (ARAÚJO, 2009), em concordância com os estudos que orientam os discursos dos pesquisadores sobre produção de texto na universidade. Assim, no decorrer de um semestre letivo, os referidos estudantes foram solicitados a produzirem duas resenhas – uma no início e outra ao final do curso -, as quais estão sendo analisadas sob orientação dos estudiosos das teorizações dos "Novos Estudos de Letramento" – New Literacy Studies (NLS) –, como Street (2007, 2009, 2014), Lea e Street (1998, 2006), HYLAND, 2000, 2012) e da identidade (IVANIC, 1998; HOLLAND et al., 2003). Os processos autoral e identitário estão sendo analisados sob uma perspectiva discursiva. Desse modo, figurando-se como uma pesquisa etnográfica, de natureza qualitativa, a análise de dados, que segue em curso, fundamentada no quadro teórico da Identidade Praticada (Holland et al., 2003), pretende apontar como se dá a assunção do posicionamento autoral e posicionamento identitário dos sujeitos participantes da pesquisa.

Palavras-chaves: Construção de identidade, Letramento acadêmico, Posicionamento autoral;

Bolsistas: Paloma Lavínia Nepomuceno de Castro

Orientador: Érica Alessandra Fernandes Aniceto

Co-orientador: Pollýanna Júnia Fernandes Maia Reis