Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Março de 2018 a Dezembro de 2018 > Elaboração de uma sequência didática e de um jogo didático para o ensino de Biologia Celular no Ensino Médio
conteúdo

Elaboração de uma sequência didática e de um jogo didático para o ensino de Biologia Celular no Ensino Médio

A Biologia é um dos ramos das ciências naturais que mais tem se desenvolvido nos últimos anos. Diversos avanços nesta área são diretamente aplicáveis, por exemplo, à promoção da saúde humana e a melhorias ambientais. Apesar disso, sua aprendizagem no ambiente escolar ainda está aquém da desejável. Nesse sentido, o uso de sequências didáticas (SDs) pode auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho teve por objetivo identificar um campo da Biologia de difícil aprendizado no Ensino Médio e elaborar uma SD que pudesse facilitar sua compreensão. Inicialmente, fez-se uma revisão da literatura, visando identificar campos da Biologia associados a dificuldades de aprendizado. Constatou-se que a Biologia Celular comumente é apontada como um assunto de difícil compreensão em diversos ambientes e contextos escolares, destacando-se os processos de divisão celular. Por isso, elegeram-se tais processos como tema da SD. A SD construída apresentou atividades diversificadas requerendo oito aulas de 50 minutos para sua aplicação. Nas aulas 1 e 2, seriam apresentados os conceitos necessários para compreensão da divisão celular e aspectos teóricos do processo de mitose. Na aula 3, os estudantes construiriam modelos didáticos sobre este processo. De modo similar, nas aulas 4 e 5 seria apresentado o processo da meiose, com posterior construção de modelos didáticos. Na aula 6, seria utilizado um jogo didático denominado "Biologia na Cabeça", capaz de promover, de forma lúdica, a fixação de nomes de estruturas e processos relacionados à mitose e à meiose. Na aula 7, seria realizado um júri simulado, a fim de que os alunos aplicassem os conhecimentos adquiridos em situações cotidianas. Esta atividade contribuiria, também, para a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos. Por fim, na aula 8, seria feita a avaliação do aprendizado dos alunos, por meio da utilização de um quiz virtual. Nesta aula, os alunos também teriam a oportunidade de avaliar a SD e o jogo didático. Assim, este trabalho gerou uma SD sobre um tema relevante da Biologia, a qual poderá auxiliar no entendimento da divisão celular pelos discentes.

Palavras-chaves: Biologia Celular, Sequência Didática, Jogos Didáticos.

Bolsistas: Fernanda Camilo Gonçalves e Rafaela de Freitas Tavares
Orientador: Míriam Conceição de Souza Testasicca
Co-orientador: Margaly Aparecida De Aguiar Vita, Thalita Macedo Araújo, Keila Lopes Mendes e Raphael Hermano Santos Diniz