Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Março de 2018 a Dezembro de 2018 > ESCRITA COLABORATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
conteúdo

Escrita Colaborativa no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa

Estudos recentes indicam que o trabalho em par e em grupo é positivo para os alunos em termos de desenvolvimento linguístico, cognitivo, cultural e social (LEKI, 1990; STORCH, 2005; SHEHADEH, 2011; BOLZAN, 2015). Atividades de escrita colaborativa especificamente, ajudam a diminuir a ansiedade dos alunos relacionados ao processo, aumentam a autoconfiança, facilitam e melhoram a interação. Além disso, eles promovem o pensamento crítico e criativo, porque exigem que os alunos usem habilidades sociais, o que aumenta a necessidade de tomar decisões, assumir riscos, aceitar as ideias uns dos outros e resolver problemas de forma colaborativa. Além disso, eles promovem autonomia e motivação quando estão bem planejados e, como resultado, os textos têm mais qualidade em precisão gramatical e nível de complexidade. No entanto, há poucos estudos que se concentram na autoria dos pares com ênfase nos padrões de interação usados para construir o conhecimento. O objetivo deste trabalho é entender o uso da produção de escrita colaborativa em inglês a partir da perspectiva da autoria de pares (STORCH, 2005). Também visa analisar os padrões do diálogo colaborativo construído durante a produção de texto. Os dados foram coletados em uma sala de aula de um Instituto Federal com oito estudantes do ensino  médio por meio de tarefas colaborativas de produção de escrita, gravação de webcam, questionários e entrevistas semi-estruturadas. A análise da pesquisa foi orientada pelos padrões de interação oral construídos ao longo das tarefas e do conteúdo da produção dos alunos (BARDIN, 1977). As análises foram feitas com a ajuda de concordantes com ênfase na frequência, a riqueza lexical (FINATTO, et al., 1999) e os colocados utilizados pelos alunos. As conclusões são tiradas quanto à necessidade do envolvimento dos alunos em pesquisa, tornandoos conscientes da organização, gênero e registros do padrão de linguagem. Os resultados proporcionam uma melhor compreensão das características do discurso típico dos alunos, bem como propostas de ações pedagógicas teoricamente informadas pelos recursos da Lingüística Aplicada.

Palavras-chave: escrita colaborativa, língua estrangeira, conhecimentos prévios, interação

Bolsistas: César Felipe da Costa Cruz, Laura Maria de Souza Saldanha e Maísa Martins de Sá Fonseca.

Orientador: Shirlene Bemfica de Oliveira