Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Março de 2018 a Dezembro de 2018 > Investigando as contribuições do uso de dispositivos móveis no processo ensino-aprendizagem de Matemática
conteúdo

Investigando as contribuições do uso de dispositivos móveis no processo ensino-aprendizagem de Matemática

A maioria das salas de aula nos tempos atuais possui a presença de tecnologias móveis, em particular, os aparelhos celulares inteligentes (smartphones) com capacidade de rodar aplicativos e acessar a internet. Alunos fazem uso deles para pesquisar, verificar notas, assistir vídeo-aulas, acessar materiais enviados pelos professores, trocar informações por meio de redes sociais e, dentre outras coisas, se divertir nos intervalos. Os professores também fazem uso, por exemplo, no lançamento das notas e frequência on-line. Borba e Lacerda (2015) apresentam dados que demonstram que a maioria dos jovens em idade escolar na rede pública de ensino (proporção acima de 70%) possui aparelhos celulares, e os números estão em crescimento. Desde a década de 90, vários autores defendem o uso didático dos computadores dentro das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs (BORBA, 1996, VALENTE, 1993, MORAN, 2006). Por outro lado, Borba e Lacerda (2015) apontam para as dificuldades das escolas manterem laboratórios de informática em bom estado, indicando grandes dificuldades enfrentadas pelas políticas públicas de acesso às TICs. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo geral investigar os limites e potencialidades que um ambiente informatizado criado com o aplicativo GeoGebra instalado em smartphones pode trazer para a compreensão de alguns conceitos de funções. Estão sendo formuladas e aplicadas em uma turma de alunos do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto atividades nas quais os alunos utilizam o celular como ferramenta auxiliar. O aplicativo potencializa a visualização e manipulação dos conceitos estudados por ser dinâmico e interativo. Para a coleta de dados usamos registros de folhas de atividades, questionários e entrevistas. Este projeto ajudará a trazer elementos para repensarmos o papel dos celulares no ambiente escolar e seus resultados poderão ajudar outros professores a articular atividades que podem ser enriquecidas com tecnologias acessíveis aos estudantes.

Palavras-chaves: Celular, Matemática, GeoGebra.

Bolsistas: Aretuza Souza Fraga Mendes e Jônatas Sena Ferreira
Orientador: Marcos Dias da Rocha