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Perfil dos docentes dos Institutos Federais: Estudo de caso no IFMG

A temática que é tratada nessa pesquisa insere-se no contexto da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a criação dos Institutos Federais (IFs) a partir da promulgação da Lei 11.892/08. Após quase uma década de sua criação e diversas mudanças políticas e econômicas no país e nas políticas educacionais, os IFs deparam-se com diversos problemas, sendo que um dos desafios que se apresenta aos diversos Campi é atender aos objetivos dos IF no que se refere à qualidade do ensino ofertado, para a qual o docente é um dos fatores chave. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é traçar o perfil dos docentes que ingressaram no IFMG nos últimos nove anos (2009-2017). A pesquisa está sendo realizado por meio de uma metodologia quantitativa e qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados consulta à planilha sobre docentes ingressantes no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) nesse período e acesso aos seus currículos Lattes. Os resultados preliminares mostram que nesse período ingressaram, no Instituto, 662 docentes, distribuídos nos 17 campi que atualmente compõem a Instituição. Em razão da criação de novos campi, 2014 foi o ano em que houve maior número de professores ingressantes. Quanto à faixa etária desses professores, percebemos que a maioria deles (52,3%) estão entre 31 a 40 anos de idade, constituindo um corpo docente bastante jovem. Já no que concerne ao sexo dos ingressantes do instituto, pode-se dizer que em todos os anos o sexo masculino foi superior ao feminino. Em relação à qualificação dos professores, indicou que a maioria dos professores são mestres e doutores e já atuaram anteriormente na educação básica, tecnológica ou no ensino superior, com prevalência para este último. Levando em consideração os aspectos supracitados, conclui-se que houve um ingresso significativo de docentes após a criação dos Institutos Federais e que os professores constituem um grupo bastante qualificado para atuação no ensino técnico e superior do instituto.


Palavras-chave: Perfil Docente, Institutos Federais, Educação Profissional e tecnológica;

Bolsistas: Cristiane Moreira Teixeira Custódio

Orientador: Geralda Aparecida de Carvalho Pena