Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Outubro de 2016 a Julho de 2017 > Ciências Exatas e da Terra > Desenvolvimento de equipamento de modelagem física analógica para estudos geológicos

por thiago.gomes publicado 08/01/2018 15h43, última modificação 08/01/2018 15h43

Os estudos geológicos demandam, quase que integralmente, de experiências práticas para serem assimilados. Na contramão dessa necessidade, poucos são os fenômenos/processos geológicos que conseguimos acompanhar com precisão. Tal fato justifica-se pela diferença temporal entre os fenômenos geológicos (milhões de anos, à vezes) e o tempo humano. Assim sendo, experimentos laboratoriais tentam minimizar essa lacuna temporal. Esse projeto de pesquisa busca, através da parceria entre as áreas técnicas de Mineração e Automação Industrial, desenvolver um equipamento para modelagem física de estruturas geológicas reais, tais como dobras, falhas. Essas estruturas, amplamente utilizados nos estudos geológicos na área de mineração são melhores assimiladas pelos estudantes quando apresentadas de forma física e concreta – e não somente por figuras e textos. Além disso, a possibilidade de preparar e acompanhar um experimento faz com que os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem possam vivenciar experiências ímpares, que só ocorrem em momentos de laboratório, onde inúmeras variáveis estão presentes e podem ser confrontadas. A parceria com a área técnica em Automação Industrial permitirá ainda, que os alunos desse curso possam compartilhar desse equipamento para sua área de estudo. Em suma, esse equipamento terá potencial de estudos para os alunos dos cursos técnicos em Mineração e Automação Industrial, pois, o equipamento será uma ferramenta automatizada que irá proporcionar resultados geológicos: um projeto e duas aplicações. Para a construção desse equipamento será feita uma adaptação de equipamentos existentes no Laboratório de Modelagem Física Analógica do Departamento de Geologia, da Universidade Federal de Ouro Preto. Inicialmente serão empregados materiais reutilizáveis, fazendo com que o projeto não tenha (ou tenha o mínimo) de gastos com recursos na aquisição de materiais. O sucesso desse projeto piloto indicará se o mesmo poderá ter continuidade com parcerias futuras e aporte de recursos.

Grande Área: Ciências Exatas e da Terra