Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Outubro de 2016 a Julho de 2017 > Ciências Humanas > Relações de gênero e escola: representações de feminilidades entre adolescentes estudantes do ensino integrado do Instituto Federal de Minas Gerais
conteúdo

Relações de gênero e escola: representações de feminilidades entre adolescentes estudantes do ensino integrado do Instituto Federal de Minas Gerais

por Alessander Thomaz publicado 08/01/2018 15h22, última modificação 08/01/2018 15h22

Este projeto pretende partir de uma intervenção investigar as representações de feminilidades de estudantes do ensino médio do campus do Instituto Federal de Minas Gerais - Ouro Preto. Para tal basear-se-á na política de como vem se concretizando, no ambiente escolar, a identificação do gênero atribuído às estudantes do sexo feminino, valendo-se do conteúdo discursivo de dois grupos focais realizados com um pequeno grupo de estudantes participantes do grêmio e que se apresentarem como colaboradoras, atentando-se para as formas como vivenciam as distintas feminilidades, por meio das quais inscrevem os modos de ser “menina”, que serão analisados tendo como referência o modelo de feminilidade do Regimento Escolar, do IFMG. Espera-se que através das ações propostas pelo projeto se possa construir no ambiente educativo uma inter-relação humana mais saudável entre estudantes e entre estes estudantes e os (as) adolescentes que estão à frente do Grêmio Estudantil, especialmente, daqueles que se apresentarem para os grupos de discussão, semanais, no Centro de Vivência, , quando poderão formar conceitos mais coerentes acerca do gênero, da sexualidade e da raça. Espera-se ainda que o (a) bolsista envolvido(a) compreenda como articular a construção de um ambiente escolar favorável ao diálogo, sobretudo com estudantes que vivenciam situações conflitivas, na escolha de suas identidades.

Grande Área: Ciências Humanas

Orientador: Denise Conceição das Graças Ziviani