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Escrita colaborativa no ensino e aprendizagem da língua inglesa

por thiago.gomes publicado 08/01/2018 15h46, última modificação 08/01/2018 15h46

Estudos recentes apontam as atividades em pares e grupo desenvolvidas em sala de aula como benéficas aos alunos em termos do desenvolvimento linguístico, cognitivo e social. Especificamente em relação à produção escrita em língua inglesa, elas ajudam a diminuir a ansiedade relacionada ao processo de produção textual, aumentam a autoconfiança dos alunos, facilitam e melhoram a interação (SHEHADEH, 2011; STORCH, 2005; SWAIN, 2010). Além disso, as tarefas de escrita colaborativa exigem dos estudantes o uso de competências sociais, o que aumenta a necessidade de tomar decisões, de se arriscar, de tolerar o outro e de resolver problemas. Quando bem planejadas, as atividades de produção escrita colaborativa promovem a autonomia, a motivação e como resultado os textos apresentam mais qualidade na precisão gramatical e no nível de complexidade. O objetivo deste trabalho é compreender sob a ótica das teorias de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, o uso de tarefas de produção escrita colaborativa em língua inglesa. Os dados serão coletados em salas de aula do Ensino Médio do Instituto Federal Minas Gerais com o uso de questionários, entrevistas semiestruturadas e por meio de tarefas de produção escrita colaborativa. A investigação é orientada pelo processo da produção escrita evidente nas análises das interações orais para a execução da tarefa e da produção escrita dos alunos. As análises são feitas com o auxílio de concordanciadores com ênfase na frequência, na riqueza lexical (Finatto, et. al., 1999), a natureza da linguagem, bem como as representações sociais da temática construídas nos textos. Os resultados coletados e analisados até o momento apontam que a colaboração em pares propiciou aos alunos a oportunidade de refletirem sobre o assunto, sobre questões linguísticas e textuais.

Grande Área: Linguística, Letras e Artes

Orientador: Shirlene Bemfica de Oliveira