Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Área de Imprensa > Conhecimento em um minuto > A Educação Inclusiva mediada por tecnologias digitais durante o Ensino Remoto Emergencial

por Tatiana Toledo publicado 14/10/2021 22h39, última modificação 15/10/2021 16h19

Justificativa

Diante do modelo de ensino que tem por tradição formar profissionais com base na competição e seleção meritocrática, a inclusão é uma quebra de paradigmas que propõe garantir o direito do estudante de acessar e ser atendido em suas especificidades de aprendizagem.

Sendo assim, cabe às instituições investirem em ações que promovam o acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais específicas em seus cursos, contribuindo para que os modelos historicamente dominantes sejam mudados em favor de uma sociedade que reconheça sua diversidade.

Ao considerarmos o desafio que tem sido para as instituições promoverem o Ensino Remoto Emergencial (ERE), quais foram as estratégias assumidas pelo Instituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Preto (IFMG-OP) para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas?

Objetivos

Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas por meio das estratégias adotadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do IFMG-OP.

Metodologia

A abordagem será qualitativa, e para efeito de produção de dados, faremos entrevistas com sujeitos envolvidos na inclusão dos estudantes (professores, intérpretes, estagiários) e análise documental de registros que o NAPNEE dispuser e que possam contribuir para alcançarmos os objetivos propostos.

Resultados esperados ou já alcançados

Esperamos contribuir para a percepção dos impactos que este período pode ter causado na aprendizagem dos estudantes. Além disso, esperamos favorecer a organização de ações que visem ampliar a inclusão destes estudantes no campus.

Layla Júlia Gomes Mattos (Docente - coordenadora);
Thays Rocha Brandão Ferreira (Discente - Bolsista -Iniciação Científica);
Rodrigo Mapa de Alcântara (Discente - Voluntário - Iniciação Científica).

Contato com a equipe do projeto

layla.mattos@ifmg.edu.br