Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Área de Imprensa > Conhecimento em um minuto > Análise global de dados de espectroscopia ultrarrápida de bases análogas as de DNA/RNA

por Tatiana Toledo publicado 14/10/2021 22h10, última modificação 14/10/2021 22h10

Justificativa

O desenvolvimento de fármacos impreterivelmente passa pelo estudo espectroscópico de biomoléculas que tenham relevantes características a serem exploradas. As tiobases possuem propriedades fotoquímicas distintas, cujo potencial terapêutico não foi avaliado extensivamente, em especial seus efeitos citotóxicos. Por isso, o estudo desse sistema contribui muito para a promoção da pesquisa de ponta em fármacos no Brasil, bem como com uma formação ampla do estudante de graduação.

As tiobases apresentam um potencial para serem amplamente utilizadas em aplicações terapêuticas e farmacológicas. Sua incorporação metabólica no DNA de pacientes tratados com elas geralmente resulta em aumento de toxicidade celular, que evolui para o câncer de pele após exposição a períodos prolongados de luz solar.

Compreender a dinâmica do estado excitado nesses análogos de DNA/RNA pode ajudar a entender a química induzida pela luz nos monômeros análogos aos de DNA/RNA e também é um passo importante para o design da próxima geração de pró-fármacos, que mostram efeitos colaterais fototóxicos reduzidos.

Por isso, o estudo dessas moléculas apresenta um potencial importante para o desenvolvimento científico, tecnológico e sobretudo, para o bem-estar social, visto que as mesmas atuam como fármacos.

Objetivos

Neste projeto buscamos oportunizar aos estudantes de graduação de diversas áreas e multicampi a desenvolver cooperativamente atividades de pesquisas relacionadas aos temas básicos de ótica, ótica não linear, fotoquímica e fotofísica de bases nitrogenadas, bem como análise de dados de espectroscopia ultrarrápida.  Espera-se que ao final desse projeto possamos obter as constantes de tempo associadas ao tempo de vida dos estados foto excitados e propor uma possível via de decaimento energético para as bases analisadas.

Metodologia

Para atingir nossos objetivos, estamos fazendo uma pesquisa da literatura e, em seguida, iremos usar dados preexistentes para alimentar um software e extrair as contes de tempo dos dados relevantes para entender a dinâmica populacional de tais moléculas.

Resultados esperados ou já alcançados

Já estudamos a fotoquímica e a fotofísica de bases canônicas e análogas às bases de DNA/RNA e estamos agora estudando as técnicas espectroscópicas que possibilitam extrair informações sobre a dinâmica molecular.

Em seguida, pretendemos estudar e analisar dados científicos usando uma metodologia empregada em pesquisas de ponta sobre o assunto e, por fim, obter as constantes de tempo associadas ao tempo de vida dos estados foto excitados e propor uma possível via de decaimento energético para as bases analisadas para o estado tripleto.

Equipe

Professora Danielle Cristina Teles Ferreira (IFMG-CAmpus Ouro Preto) - coordenadora;

Vanessa Silva, aluna do curso de Engenharia Elétrica do IFMG Campus Formiga - bolsista pelo Edital 15/2021 (Reitoria),

Samuel Júnio da Silva Borges,  aluno do curso de Física Licenciatura do IFMG Campus Ouro Preto - voluntário

Contato com a equipe do projeto

danielle.teles@ifmg.edu.br

O que acha de fazer parte da nossa equipe?

Estamos selecionando alunos do curso de licenciatura em Física para compor nossa equipe a partir de novembro. Caso você tenha interesse em participar desse projeto entre em contato comigo pelo email: danielleteles@ifmg.edu.br.