Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Área de Imprensa > Conhecimento em um minuto > Atividades lúdicas como intervenção pedagógica aplicada no processo de ensino aprendizagem de física
conteúdo

Atividades lúdicas como intervenção pedagógica aplicada no processo de ensino aprendizagem de física

por Tatiana Toledo Ferreira publicado 14/10/2021 22h23, última modificação 14/10/2021 22h23

Justificativa

Sabe-se que a Física trata do entendimento dos fenômenos da natureza, ou seja, fenômenos que estão presentes no dia-a-dia de todo ser humano. No entanto, essa ciência é geralmente tratada de forma conteudista, muito matematizada nas escolas e o aluno, frequentemente se torna um elemento passivo na construção do conhecimento. 

Atualmente, existem várias referências bibliográficas tais como PCNs (Parâmetros Curriculares Nacional) e pelo Currículo Básico Comum (CBCs) instruem a aproximação do conteúdo de ciências em geral, sobretudo a Física, com a realidade do aluno, com o objetivo de torná-lo mais atraente e contextualizado.  

Dentre tantas alternativas aplicadas para tal fim, a observação de fenômenos científicos, por meio de atividades lúdicas, que fazem parte do dia a dia do aluno, vem sendo realizada e estudada, e a partir de então, muito recomendada em vários trabalhos encontrados na literatura.

 

Objetivos

Demonstrar a importância da inserção do lúdico na construção do processo de aprendizagem como um modelo prático de vivência e de uma pedagogia escolar transformadora.

 

Metodologia

Este projeto foi aplicado no período de 01/02/2021 a 30/09/2021. O público-alvo foram os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ouro Preto, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Inicialmente foi realizada a aplicação de um questionário diagnóstico a fim de se conhecer os estudantes e as suas necessidades de acordo com o tema proposto. Depois da aplicação do questionário diagnóstico e da análise estatística, a partir das respostas obtidas por meio do mesmo, estabeleceu-se a melhor forma de se trabalhar o tema com os estudantes. 

Posteriormente, trabalhamos com textos científicos, sala de aula invertida, construção de histórias em quadrinhos, jogos online e simulações com o uso do site PHET (Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder). Após a aplicação do projeto, foi aplicado o questionário prognóstico e feita a análise dos resultados alcançados.

 

Resultados esperados ou já alcançados

Observamos que alunos se interessaram mais pelos conteúdos abordados pela Física, bem como pela ciência em geral, por meio de um ensino mais prático, lúdico, significativo. Contribuímos não só para um conhecimento técnico, mas, também, para uma cultura mais ampla, a fim de desenvolver meios para interpretação de fatos naturais e compreensão de situações vividas em seu cotidiano e convívio social.

 

Equipe 

Danielle Cristina Teles Ferreira (professora coordenadora)

Cristiane Gomes Guimarães (aluna bolsista)

Elizangela Marta Patrício (aluna bolsista)

Suellen Cristina Moraes Marques (aluna bolsista)

 

Contato com a equipe do projeto

danielle.teles@ifmg.edu.br