Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Área de Imprensa > Conhecimento em um minuto > Cálculo de energia eólica gerada por veículos em estradas

Cálculo de energia eólica gerada por veículos em estradas

por Tatiana Toledo publicado 14/10/2021 22h24, última modificação 15/10/2021 16h20

Justificativa

Não é novidade a crescente demanda por fontes de energia menos poluentes dentro do cenário global em meio a debates promovidos por lideranças mundiais. Isso se deve às evidências observadas pela comunidade científica sobre as mudanças climáticas que nosso planeta pode sofrer se não diminuirmos consideravelmente a emissão de gases poluentes, provenientes da queima de combustíveis fósseis.

De maneira simplificada, eles agem como uma bolha ao redor da Terra, prendendo o calor e, por sua vez, faz com que as temperaturas aumentem na superfície do planeta. Em outras palavras, esses gases podem provocar o efeito estufa. Este fenômeno pode ser observado através, por exemplo, do degelo das geleiras e aumento do nível do mar.

Neste sentido, a fim de diminuir a emissão de gases que podem provocar o efeito estufa, é necessário investir em fontes de energia renováveis. Nesse contexto, há incentivos nacionais, como o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (PROINFA), desenvolvida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), referente a Lei nº 10.438/2002, tendo como objetivo elevar a participação de fontes de energia alternativas e renováveis na produção energética nacional. Sendo assim, a energia eólica passa a ser uma alternativa de fonte de energia limpa que pode contribuir para atender a matriz energética do país.

Visando ao estudo de uma perspectiva de matriz energética do país em um contexto mais próximo das grandes cidades, esse projeto tem como intuito avaliar, sob o ponto de vista energético, a viabilidade da utilização de geradores eólicos de pequeno porte em rodovias e estradas.

Neste projeto, temos os seguintes objetivos:

Análise de como as variáveis que compõem o modelo matemático se alteram com o deslocamento do veículo ao longo do tempo;

Programação do software educacional;

Utilização do software educacional para buscar a melhor altura para instalação do gerador eólico.

Validação do software educacional por meio de testes empíricos.

Metodologia

A metodologia de trabalho é realizada por meio do desenvolvimento do modelo matemático, de simulações computacionais de testes empíricos. Todos os resultados, quando possíveis, são comparados com outros presentes na Literatura Técnica.

Resultados esperados ou já alcançados

Já iniciamos a programação do software educacional e análise das variáveis que compõem o modelo matemático (que está sendo desenvolvido).

Esperamos, no futuro, obter a altura que otimize a geração de energia elétrica por meio de turbinas eólicas instaladas em rodovias, e a validação do software educacional por meio de testes empíricos.

Professora Dra. Danielle Cristina Teles: coorientadora, IFMG-Campus Ouro Preto;

Professor Dr. Renan Souza Moura:  orientador, IFMG-Campus Formiga;

Arielly Árian Pimenta: aluna bolsista, IFMG-Campus Formiga;

Alexandro Augusto de Oliveira: aluno voluntário, IFMG-Campus Ouro Preto;

Rodrigo Mapa de Alcântara: aluno voluntário, IFMG-Campus Ouro Preto.

Contato com a equipe do projeto

Professor Dr. Renan Souza Moura:  orientador: renan.moura@ifmg.edu.br

Professora Dra. Danielle Cristina Teles: coorientadora: danielle.teles@ifmg.edu.br

Rodrigo Mapa de Alcântara: rodrigomapa98@gmail.com