Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Área de Imprensa > Conhecimento em um minuto > Criação e fortalecimento de uma rede de mães - Diário da Mãe em Construção: o poder do depoimento compartilhado
conteúdo

Criação e fortalecimento de uma rede de mães - Diário da Mãe em Construção: o poder do depoimento compartilhado

por Tatiana Toledo publicado 14/10/2021 22h26, última modificação 14/10/2021 22h26

Justificativa

Na proposta apresentada, entendemos que a sociedade será melhor quando mais mulheres puderem, além de exercer uma maternidade mais leve e sem culpa, ter uma maior equidade de tarefas domésticas e de cuidado com os filhos, que também as permitam exercem o seu pleno potencial em outras áreas da vida.

As demandas dos filhos com relação às mães são inúmeras e quase infindáveis. Quando não há uma rede de apoio e suporte envolvida no atendimento às mães, frequentemente estas ficam sobrecarregadas e acabam abrindo mão de muito daquilo que as abastecem enquanto mulheres e profissionais, podendo culminar em um amplo sentimento de frustração. Por este motivo, criar uma rede de fortalecimento é tão importante. 

A possibilidade da formação desta rede a partir da escrita e compartilhamento de experiências fortalece o próprio ato de escrever e a conexão genuína consigo mesma que abrem a possibilidade de uma nova leitura sobre o processo individual de “maternar”. O compartilhar costuma trazer alívio para os sentimentos de culpa, luz para as dificuldades enfrentadas, auto-compaixão para as situações que fogem do controle e, com a publicização das experiências, agrega importância e valorização aos processos de cuidar e educar.

 

Objetivos

O objetivo geral desta proposta é manter e fortalecer um canal de comunicação entre mães, o blog em desenvolvimento chamado Diário da Mãe em Construção (diariodamaeemconstrucao.com).

São objetivos específicos:

  • Fortalecer a rede de mães por meio do compartilhamento de recortes de suas experiências. 
  • Ao final do projeto, publicar um livro de relatos das mães (em formato a definir, ebook ou físico).
  • Desenvolver junto com os bolsistas envolvidos a aprendizagem sobre marketing digital.
  • Desenvolver junto com os bolsistas envolvidos a aprendizagem sobre uso de redes sociais.

 

Metodologia

O blog já está publicado desde junho de 2021 e foi criado a partir da iniciativa de três mães e da coordenadora desta proposta. No blog, a tarefa inicial da coordenadora foi a implementação técnica do site. Após apresentar algumas propostas às mães que fundaram o blog, a versão atual foi aceita e lançada em junho. Entretanto, estamos em fase ainda embrionária e, para que seja de fato criada uma rede que atinja as mães de todo o país, precisamos de maior suporte técnico, para o blog e operacional, para a logística de convite e publicação das cartas. 

A metodologia consiste em se publicar no sítio de domínio próprio (diariodamaeemconstrucao.com) duas cartas por semana: uma carta de uma das mães fundadoras (atualmente são duas) e outra carta de uma convidada destas mães ou da equipe. A equipe é constituída, atualmente, por duas mães fundadoras, duas mães apoiadoras e a coordenadora da proposta, responsável pela parte técnica do blog.

Pretende-se trabalhar com dois (duas) bolsistas, configurando a seguinte equipe de trabalho, descrita a seguir: 

  • Um(a) bolsista com formação em Letras, selecionado no IFMG Campus Congonhas IFMG, que possui este curso. Daremos preferência a uma bolsista que seja mãe, dado o cunho do projeto.

  • Dois (Duas) bolsistas do curso técnico integrado de Automação Industrial do IFMG Campus Ouro Preto. 

  • Uma servidora do IFMG Campus Congonhas, responsável pela condução da logística e escrita das cartas.

  • A coordenadora do projeto, do IFMG Campus Ouro Preto responsável pela orientação dos (as) bolsistas na parte técnica e interface escrita/divulgação/técnica.

  • Duas mães fundadoras, responsáveis por escrever cartas periodicamente e realizar os convites a outras mães.

  • Mães apoiadoras (hoje são duas, mas é um item aberto às mães que vão escrever cartas com maior frequência).

 

Resultados esperados ou já alcançados

Esperamos publicar um livro a partir do resultado deste projeto. O formato ainda não está definido, mas a ideia é que seja um ebook, no mínimo. 

Esperamos, mais do que a publicação do livro, criar laços em torno desta rede de mães que relatam e compartilham suas experiências.

 

Equipe 

Sílvia Grasiella Moreira Almeida - Orientadora

Gisele Aparecida Xavier Viana - Co-orientadora

Nívea Cristina da Silva Viana - Membro

Luciana Araújo Marques - Membro

Bolsistas em processo de seleção 

 

Contato com a equipe do projeto

diariodamaeemconstrucao@gmail.com