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Educação e sustentabilidade: avaliação em diálogo nas áreas de linguagens e humanidades

por Tatiana Toledo Ferreira publicado 14/10/2021 22h49, última modificação 14/10/2021 22h49

Justificativa

A ideia de se construir instrumentos avaliativos para as três etapas do etapas do ano letivo de 2021 nas turmas de terceiro ano integrado do Campus Ouro Preto justifica-se, entre os professores envolvidos no projeto, a partir de um conjunto de fatores, quais sejam: 

a avaliação positiva, da parte dos professores envolvidos, dos resultados obtidos quando da realização do Projeto de Ensino “Memórias do Ensino Médio: uma proposta de avaliação articulada”, executado nos dois últimos trimestres letivos de 2020;

a oportunidade de construir um instrumento avaliativo que transcendesse seu caráter de atribuição de nota apenas, passando também a ser um instrumento dado à reflexão, individual e coletiva, acerca da contribuição social que os cursos de nível médio do campus podem oferecer; 

por fim, e sobretudo, garantir que em um período extremamente conturbado em número de disciplinas e trabalhos, se oportunizasse aos discentes envolvidos a possibilidade de realizar menos trabalhos, de sorte que um mesmo produto final valerá para todas as disciplinas envolvidas.

 

Objetivos

  • Construir instrumento avaliativo articulado que atenda minimamente os requisitos necessários para aprovação dos alunos matriculados nas disciplinas envolvidas;

  • Garantir exequibilidade do projeto, construindo uma agenda organizada entre as disciplinas para trabalhar cada etapa de forma comum e coesa;

  • Estabelecer com clareza o foco do produto final e delimitar o que deverá ser produzido em cada etapa;

  • Facilitar processo avaliativo discente na medida em que se construirá agenda comum de avaliação;

  • Construir, com cada turma, reflexão artístico-cultural a respeito do tema escolhido e pesquisado;

 

Metodologia

Para a realização deste projeto, propõe-se a divisão das ações em três etapas, conforme organização a seguir:

  • Etapa 1:

Objeto: levantamento dos desafios locais ou regionais associados a um ou mais objetivos de desenvolvimento sustentável.

Instrumento de avaliação: elaboração de produtos audiovisuais de reflexão sobre algum dos objetivos, acompanhado de relatório. O material produzido será exibido em festival. 

  • Etapa 2:

Objeto: Metodologia de projetos. Produção do projeto de intervenção social. 

Instrumento de avaliação: projeto de intervenção social.

  • Etapa 3:

Objeto: reflexão individual sobre aspectos que unem a temática maior com as disciplinas envolvidas. 

Instrumento: relatório individual. 

 

Resultados esperados ou já alcançados

Espera-se que:

  • O instrumento avaliativo construído a partir deste projeto atenda aos requisitos necessários para aprovação dos alunos matriculados nas disciplinas envolvidas;

  • O projeto comprove a sua exequibilidade, de modo que os trabalhos empreendidos nas três etapas dialoguem de forma coesa e coerente;

  • O processo avaliativo seja facilitado, uma vez que as avaliações propostas se constituirão em agenda comum das disciplinas proponentes;

  • Os discentes sejam capazes de identificar problemas sociais latentes e elaborar estratégias factíveis para combatê-las a partir dos conhecimentos somados em seu processo de formação.  



Equipe 

Rafaela Kelsen Dias – coordenadora

Alex de Carvalho – professor orientador

Daniel Henrique Diniz - professor orientador

Elizêne Veloso Ribeiro – professora orientadora

Laura Fernanda Rodrigues da Rocha – professora orientadora

Marcos Miguel Guimarães Campos – professor orientador

Williane Viriato Rolim – professora orientadora

 

Contato com a equipe do projeto

rafaela.dias@ifmg.edu.br