Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Área de Imprensa > Conhecimento em um minuto > Educação Inclusiva em Ouro Preto: um mapa das escolas e estudantes do 6 º ano 9º ano

por Tatiana Toledo publicado 14/10/2021 22h27, última modificação 14/10/2021 22h27

Objetivos

Objetivo geral: mapear os estudantes público-alvo da Educação Inclusiva no município de Ouro Preto – MG matriculados do 6º ano 9º ano na rede pública de ensino.

Objetivos específicos: identificar em quais escolas eles estão matriculados; identificar se eles têm acesso ao atendimento especializado; traçar um perfil dos estudantes e suas necessidades específicas acompanhadas pelas escolas.

Justificativa

Esta pesquisa se justifica pelo fato de que a partir da análise destes dados, poderemos contribuir para promoção de políticas de inclusão voltadas para esses estudantes dentro e fora do IFMG-OP, que recebe alunos que concluem o 9º ano.

Esse mapeamento trata, inclusive, de uma demanda apresentada pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, o NAPNEE, do campus Ouro Preto.

Metodologia

Pretende-se realizar uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas com professores/as do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Supervisores/as Pedagógicos das escolas selecionadas.

Resultados esperados ou já alcançados

Com tais análises, podemos contribuir com cursos de formação de professores para atuar e promover a inclusão de tais estudantes, parcerias entre programas de ensino, extensão entre outros meios de criarmos pontes entre a comunidade escolar do IFMG-OP e as escolas de Ouro Preto. Identificar o público também nos permite buscar formas de fomentar o acesso desses estudantes ao campus de forma qualitativa e inclusiva.

Layla Júlia Gomes Mattos (Coordenadora)
Ana Maria Abreu Costa (Bolsista de Iniciação Científica)

Contato com a equipe do projeto

layla.mattos@ifmg.edu.br