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Programa Ação

por Tatiana Toledo Ferreira publicado 15/10/2021 15h45, última modificação 15/10/2021 15h45

Justificativa

A participação de estudantes em competições nacionais e internacionais em geral é importante, pois aumenta o interesse pelos conteúdos e disciplinas relacionados aos temas das provas, melhorando, assim, o rendimento dos alunos e a qualidade dos cursos

 

Objetivos

O objetivo principal deste projeto é a formalização e ampliação das atividades de extensão relacionadas com competições de programação, no âmbito do IFMG, de forma a melhor divulgar e propagar essas competições não só para alunos do IFMG Campus Ouro Preto, como também para alunos dos ensinos médio e fundamental de escolas da região de Ouro Preto.

O projeto tem também como objetivo estimular e promover a pesquisa científica e a produção de objetos de aprendizagem, baseados nas novas tecnologias de informação e comunicação, para utilização nas disciplinas de programação em cursos técnicos de ensino médio à distância.

 

Metodologia

As ações do projeto serão divididas de acordo com a modalidade dos bolsistas. Os bolsistas PIBEX JR atuarão nas atividades de extensão envolvendo alunos do ensino fundamental de escolas da região (quadro 1). Estas atividades serão voltadas principalmente para a divulgação e organização das competições e suporte aos participantes dos treinamentos preparatórios que serão oferecidos para as modalidades de Iniciação (Jogos de Lógica) destas competições (Maratona de Programação do IFMG Ouro Preto  e Olimpíada Brasileira de Informática ). 

Os bolsistas PIBIC JR estarão envolvidos em atividades de pesquisa de metodologias de trabalho para o ensino de lógica e linguagens de programação para alunos dos ensinos médio e fundamental . Esses bolsistas serão responsáveis pelo desenvolvimento e adaptação de objetos de aprendizagem para cursos na área de programação e apoio aos treinamentos preparatórios para as competições nas modalidades de Programação Júnior para alunos do ensino fundamental, e Programação para alunos do ensino médio.

 

Resultados esperados ou já alcançados

Os produtos e resultados finais esperados podem ser classificados nos seguintes aspectos:

Tecnológico:
Produção de objetos aprendizagem para o ensino presencial e EAD de programação;

Social:
Inclusão social a partir da promoção da inclusão digital de jovens interessados em programação de computadores;

Educacional:
Aumento do interesse dos alunos do ensino fundamental pela programação e pelo Curso Técnico de Automação Industrial oferecido pelo IFMG Campus Ouro Preto;

Aumento do interesse dos alunos do ensino médio pela programação e pelos cursos superiores na área de Computação, promovendo também a diminuição da evasão nestes cursos pela desmistificação acerca da atuação profissional nessa área;

Melhoria da qualidade de formação dos alunos no contexto de programação de computadores.

Obtenção de melhores resultados nas competições nacionais e mundiais de Programação;

Integração da educação à distância e a educação presencial;

Econômico:
Incentivo à formação de profissionais em uma área carente atualmente no mercado brasileiro.

 

Equipe 

Prof. Lucas Emiliano de Souza Moreira (Colaborador)
Prof. Adolfo José G. S. Baudson (Colaborador)
Prof. Francisco César R. de Araújo (Colaborador)
Prof. Osvaldo Novais Júnior (Coordenador)
Luís Eduardo Bastos e Luiz Miguel Gonçalves (bolsistas do Programa Ação)

 

Contato com a equipe do projeto

https://www.facebook.com/ProgramaAcaoIfmg