Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Área de Imprensa > Conhecimento em um minuto > Promovendo o empoderamento de meninas por meio do ensino de programação junto ao Código X - O despertar feminino para a tecnologia - Ano 2021

publicado: 15/10/2021 15h40, última modificação: 15/10/2021 15h40

Justificativa

Pretende-se que este projeto permita que as alunas bolsistas e as alunas mentoras e apoiadores do Código X compreendam a realidade da escola ora atendida e que troquem informações a partir da execução deste projeto, além de garantir um mínimo necessário para que as próprias instituições envolvidas possam manter as atividades após seu término.

Tem-se atualmente duas grandes instituições públicas federais de ensino de reconhecida tradição e qualidade na cidade de Ouro Preto: a UFOP e o IFMG. Entretanto, a escolaridade da população ouro-pretana é baixa, pois grande parte dos estudantes residentes na cidade evade da escola e não conclui sequer o Ensino Médio. Ou conclui o Ensino Médio e não segue com seus estudos. Os ouro-pretanos, de forma geral, não sentem que estas duas instituições os pertencem e, muitas vezes, não investem para ingressar em seus cursos. Mais grave ainda é este quadro quando tratamos de mulheres na área de tecnologia.

A continuidade da execução deste projeto trará para a rede de ensino envolvida uma possibilidade real de institucionalização de projetos de tecnologia entre as esferas municipal e federal, neste momento.

Objetivos

O objetivo geral do projeto é despertar o interesse de meninas em idade escolar no Ensino Fundamental e matriculadas em escolas públicas de Ouro Preto para a prática de programação e resolução de problemas tecnológicos.

Quanto aos objetivos específicos, podemos citar os seguintes:

Promover aulas periódicas, utilizando o conceito de Computação Desplugada para apresentar conceitos de lógica, programação e robótica para as meninas envolvidas no projeto.

Desenvolver um material de ensino de lógica e noções de programação, voltado para meninas, para que o projeto possa ser ampliado.

Utilizar aplicações lúdicas, como o Scratch, no ensino de programação de aplicações e jogos.

Desenvolver projetos e dispositivos inteligentes que utilizem robótica e Internet das Coisas.

Entender o contexto socioeconômico e psicológico das meninas envolvidas no projeto e suas aspirações profissionais.

Promover visitas das participantes do projeto às instituições de pesquisa voltadas para o uso de tecnologias na ciência.

Metodologia

Com relação ao que já ocorre com o Código X, tem-se que a metodologia foi definida com a escola na qual hoje ele acontece, a Escola Municipal Padre Carmélio. O material didático vem sendo desenvolvido pelas coordenadoras, visando explorar a lógica e noções de programação, utilizando conceitos de metodologias ativas, tais como Aprendizagem Baseada em Projetos, Storytelling e Flipped Classroom, em aulas teórico-práticas. E as aulas acontecem aos sábados, entre 9 e 11:30 horas.

Para que o IFMG - OP possa trabalhar para o fortalecimento das ações do Código X, como citado anteriormente, a metodologia proposta é a seguinte:

- Apoio com a construção do material didático para as aulas, tanto na discussão do seu formato, quanto na sua confecção.

- Utilização dos laboratórios de Informática do campus Ouro Preto para as aulas que exigirem o uso de computadores.

- Utilização de outras instalações do campus Ouro Preto para atividades diversas com as alunas da Escola Municipal Padre Carmélio.

- Elaboração e execução de eventos de divulgação do projeto.

- Busca pela institucionalização do apoio do IFMG ao Código X.

Resultados esperados ou já alcançados

As metas que pretendemos alcançar com este projeto são:

(1) aumentar a quantidade de alunas que ingressam nos cursos oferecidos pelo IFMG – Campus Ouro Preto;

(2) estabelecer parcerias entre os professores do IFMG – Campus Ouro Preto com as escolas de ensino público envolvidas;

(3) institucionalizar ações nas escolas públicas envolvidas.

Ao alcançar estas metas, espera-se que outras escolas e outras áreas do IFMG – Campus Ouro Preto participem das atividades programadas e executadas a partir deste projeto.

Coordenadora: Sílvia Grasiella Moreira Almeida
Co-orientadora: Viviane de Paula Silva
Bolsistas: Jessica Giovana Zacarias e Jessica Lourdes Alves de Azevedo

Contato com a equipe do projeto