Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações do IFMG Piumhi no mês de junho

Ações do IFMG Piumhi no mês de junho

O IFMG Campus Avançado Piumhi está com o calendário suspenso devido a pandemia do COVID-19, entretanto, no mês de junho, o campus realizou diversas atividades para ajudar neste difícil período de enfrentamento a esta crise de saúde pública.

Projetos

Foram iniciados os projetos “Arte na Rampa” e “Caracterização Física do Solo do Entorno da Bacia Hidrográfica do Córrego do Grotão, Capitólio – MG".

O Projeto “Arte na Rampa” está sob a coordenação da professora Mariana Schuchter. A ideia principal do “Arte na rampa” é criar um projeto de pintura da rampa de acesso ao segundo andar do campus, interferindo diretamente no espaço físico da instituição. A intenção é dar voz aos alunos por meio da arte, que se faz amplamente necessária em um espaço de pluralidades sociais, históricas e culturais. Ao mesmo tempo em que os discentes com interesses artísticos se expressam e se sentem parte da escola, a comunidade acadêmica tem contato com a representação do mundo por meio da arte, como analisa a professora. Para mais informações sobre o projeto, acesse aqui.

O projeto "Caracterização Física do Solo do Entorno da Bacia Hidrográfica do Córrego do Grotão, Capitólio – MG" é coordenado pelos professores Felipe da Silva Alves e Pedro Luiz Teixeira de Camargo. Ele visa fazer a caracterização mencionada, fortalecer a pesquisa universitária e o caráter público do Instituto Federal. Para mais informações, clique aqui.

Eventos on line

O Campus realizou os seguintes eventos on line no mês de junho:

- No dia 16 a professora do campus, Mônica do Nascimento Barros, participou de uma live realizada pelo IFMG, juntamente com Johnisson Xavier Silva (Campus Bambuí) e o pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Antônio da Conceição. Nesta live foi discutido educação e antirracismo.  A live pode ser acessada pelo linkhttps://bit.ly/2Yds6x6.

- Mesa redonda virtual, “Recursos hídricos, qualidade da água e tratamento de esgotos: a importância da água potável para a qualidade de vida”, no dia 17 de junho. Contou com a mediação do professor Pedro Luiz Teixeira de Camargo, que leciona a disciplina de biologia no campus, e os convidados: Diego Vipa Amâncio - engenheiro ambiental, mestre, doutorando em Recursos Hídricos pela UFLA e professor na Universidade Pitágoras - Campus Divinópolis e Italoema Pinheiro Bello - engenheira ambiental e sanitarista, mestre em Recursos Hídricos pela UFLA e professora na Universidade Federal do Maranhão.

- No dia 25 de junho, aconteceu a mesa redonda virtual, “Sensoriamento remoto, drones e o uso de geoprocessamento para o mapeamento físico”, que também contou com a mediação do professor Pedro Luiz Teixeira de Camargo e a participação dos convidados: Ezequiel Faria - licenciado em geografia pelo IFMG - Campus Ouro Preto e analista ambiental da empresa H3M; Marden Lopes Rabello - Gestão em Tecnologia da Informação pela Universidade FUMEC e diretor técnico da Air Drone Tech soluções em Imagens aéreas; Rodrigo Rodrigues Arantes Faria - Técnico Agrícola pelo IFMG Campus Bambuí e consultor em agricultura de precisão na empresa Planatec Consultoria.

- Dia 25 de junho, foi a vez da Roda de Conversa, “Juventude negra e a ocupação de espaços sociais e educacionais”, mediada pela discente do campus, Analalya Maria e teve como convidada a estudante do 7° período de Engenharia de Alimentos do IFMG Bambuí, Domênica Augusto.

Doação de Face Shields

No dia 15, os beneficiados foram a Santa Casa de Misericórdia e Hospital do Câncer da cidade de Passos, com 670 máscaras, atendendo sua demanda total de 1140 face Shields, também foram entregues 60 face Shields à Secretaria de Saúde do município de Capitólio, com 100% de sua demanda atendida.

No dia 18 de junho, a penitenciária do município de Piumhi recebeu 45 face Shields suprindo toda a necessidade desta instituição por este equipamento de proteção individual.

Essas doações foram possíveis graças à parceria que o IFMG fez com a empresa Sumiriko Indústria de Borrachas, de Matheus Leme.