Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal de Piumhi destina recursos para curso IFMG Aprova
conteúdo

Notícias

Câmara Municipal de Piumhi destina recursos para curso IFMG Aprova

Projeto de Extensão do IFMG receberá aporte financeiro de R$ 30 mil para seguir com nova turma em 2022. Cursinho é destinado à preparação de estudantes para vestibulares e concursos.

O projeto de extensão “IFMG Aprova” acaba de ser contemplado com recursos da ordem de R$ 30 mil para manter suas atividades em funcionamento no ano de 2022. O valor é fruto de parceria com a Câmara Municipal de Piumhi, que aprovou a emenda nº 19/2021, durante a sessão realizada na última segunda-feira, 29 de novembro. Participaram da votação os vereadores Reinaldo Detetive, Gilvan dos Penedos, Cooperador João Marcos, Wilde Dentista, Carlinho Leonel, Fabio Tulim, Junior Boi, Sargento Zé Welington e Shirley da Educação.

A aprovação do recurso é resultado do ofício protocolado na Câmara Municipal da cidade no dia 19 de novembro de 2021, quando os professores do IFMG Vinícius Barbosa de Paiva e Mônica do Nascimento Barros, coordenadores do projeto, estiveram na sede do Poder Legislativo. No documento, eles solicitaram o apoio financeiro para prosseguir com as ações do projeto, viabilizando a oferta de novas vagas para os estudantes de Piumhi.

“Deixamos aqui nosso agradecimento à Câmara Municipal de Piumhi por acreditar em projetos sociais, apoiar a educação pública e por sempre estar com as portas abertas ao IFMG Aprova”, declarou o professor Vinícius.

O projeto é uma iniciativa de professoras e professores do Núcleo de Formação Geral do Campus Piumhi. Foi iniciado em 2018, em parceria com a Câmara Municipal e a Prefeitura. Tem por objetivo oferecer preparação de qualidade aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e aos egressos das redes pública e privada de ensino, atualizando-os, de modo que estejam aptos para concorrerem a vagas no ensino superior ou ainda pleitearem oportunidades em concursos públicos.

Para solicitar os recursos, os coordenadores chamaram a atenção para o atual momento, marcado pela pandemia, pelo fechamento das escolas e a realização de aulas remotas, que agravaram o cenário da educação no Brasil. Também apresentaram dados da pesquisa realizada pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária), que indicou a falta de acesso à educação por aproximadamente 5 milhões de crianças e jovens no Brasil em 2020, sendo que a exclusão educacional afetou ainda mais estudantes negros e pobres.

Diante desse cenário, que também se reflete na cidade de Piumhi e na região, os professores reafirmaram o desejo de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e profissional dos jovens, oferecendo uma nova turma do cursinho IFMG Aprova em 2022.

Leia mais: IFMG Aprova prepara candidatos para concursos e processos seletivos