Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cyberbullying
conteúdo

Notícias

Cyberbullying

Uma das atividades de acolhimento aos estudantes no IFMG Campus Piumhi foi a conferência que a Professora Stella Tomé teve com alunos e servidores, na qual trabalhou o tema Cyberbullying de forma extrovertida, mas responsável.

Cyberbullying é um assédio moral que corresponde à manifestação de práticas hostis via tecnologias da informação. Tem como intuito ridicularizar, assediar e/ou perseguir alguém de forma exacerbada (UNICEF, 2019).

Durante o “bate-papo”, foram abordadas questões pertinentes ao momento vivido por todos, por causa do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O tema foi tratado através das pesquisas já existentes nessa área, perpassando pela alteração da Lei de Diretrizes e Bases, acentuando a importância da sensibilização e conscientização acerca do tema.

A professora Stella trabalhou também a importância da empatia no cenário atual, em que a tecnologia da informação e da comunicação se tornam ferramentas de trabalho. Repassou aos participantes regras importantes de participação nas aulas, reuniões, apresentação de trabalhos e tantos outros meios que requerem o acesso remoto, de modo a fazerem participações saudáveis e sem nenhum tipo de ofensa/bullying.

A professora sensibilizou todos sobre a importância da participação de cada ator envolvido nesse processo de ensino-aprendizagem. Encerrou com um vídeo do escritor Augusto Cury, sobre a necessidade de sabermos superar este período de pandemia.

Ao abrir a palavra aos participantes, todos se emocionaram com os depoimentos partilhados. Temas como o Cyberbullying devem ser trabalhados e discutidos sempre, principalmente em épocas em que o ensino-aprendizagem acontece por meio das tecnologias da informação e da comunicação.

Assista a conferência: