Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DDI e Proen promovem o workshop “Experiências no uso dos Laboratórios Virtuais no IFMG”

Docentes dos campi Betim, Conselheiro Lafaiete e Ponte Nova vão apresentar seus relatos a partir do uso da solução tecnológica em suas unidades. Transmissão será pelo canal "IFMG Play" no YouTube.

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional/Cead, a Pró-Reitoria de Ensino e a empresa Algetec promovem, no próximo dia 23, às 16h, o workshop virtual “Experiências no uso dos Laboratórios Virtuais no IFMG”. Durante o evento, docentes dos campi Betim, Conselheiro Lafaiete e Ponte Nova vão apresentar seus relatos a partir do uso da solução tecnológica em suas unidades.

Segundo os organizadores, as mais de 400 práticas disponíveis na plataforma (veja o catálogo) têm sido elogiadas por dirigentes, docentes e estudantes que as utilizaram em 2021. Em um cenário de pandemia, a ferramenta favoreceu, ainda, a aprendizagem ao longo do ensino remoto emergencial.

O workshop será transmitido pelo YouTube, por meio do canal "IFMG Play".

Laboratórios virtuais

Os laboratórios integram atividades práticas das disciplinas ao ambiente virtual de aprendizagem – plataforma AVA Moodle –, a partir de simulações realistas e sofisticadas de um laboratório real. Nele, o estudante é protagonista do experimento: ele tem a possibilidade de fazer escolhas, tomar decisões com segurança e, ainda, observar as possíveis consequências das ações.

A ferramenta leva para o dia a dia da Instituição um vasto portfólio de experimentos nas áreas de Saúde, Ciências Naturais, Exatas e Humanidades, enriquecendo os projetos pedagógicos dos cursos. Os laboratórios virtuais foram apresentados à comunidade acadêmica em julho de 2021, durante o evento Planeta IFMG.

A ação é consequência de ampla avaliação pelos professores de todos os campi em 2020. O contrato entre o IFMG e a empresa Algetec, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, foi firmado em 2021 com recursos da diretriz institucional de EaD. Quase 300 docentes e técnicos administrativos receberam capacitação sobre como incluir as práticas dos laboratórios virtuais no Moodle.

Acesso ilimitado até junho

Até junho de 2022, os laboratórios virtuais terão acesso ilimitado para todos os campi do IFMG. Os professores terão a oportunidade de inovar suas aulas, ao inserir em suas disciplinas as práticas disponíveis no catálogo.

LABORATÓRIOS VIRTUAIS - Informações, catálogo e tutoriais

Conheça a tecnologia dos laboratórios virtuais

IFMG adota tecnologia de laboratórios virtuais