Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Curso Integrado em Edificações do IFMG campus Piumhi são Premiados na III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais - OMIF.

No dia 25 de outubro de 2020, estudantes do Curso Técnico Integrado em Edificações do IFMG campus Avançado Piumhi participaram da 1ª Fase da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais - OMIF.

A OMIF é uma competição de matemática direcionada a alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. É uma proposta pensada como um projeto comunitário da rede federal de ensino. Sua essência é ser uma olimpíada diferenciada que promove, além de uma prova objetiva de 1ª fase e uma dissertativa de 2ª fase, um evento com palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos, dinâmicas e confraternizações.

O projeto OMIF nasceu no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa". Trata-se de uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e tem por objetivo:

• Estimular o interesse pela matemática nos alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica;
  • Contribuir para a redução de déficits no aprendizado do ensino fundamental e médio;
  • Melhorar o desempenho dos estudantes na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de diversas partes do país com um propósito comum: aprender a gostar da matemática;
  • Promover um encontro anual de docentes de matemática e áreas afins para troca de experiências e formação continuada.

Excepcionalmente em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a OMIF foi realizada virtualmente, ou seja, teve apenas uma prova objetiva de 1ª fase e um evento de 2ª fase, ambos online.   Foi registrada a participação de 5.217 estudantes de 239 campi de todo território nacional.

A 1ª fase constituiu-se da realização de uma prova objetiva de 15 questões de múltipla escolha, com as seguintes pontuações:

• Cinco questões de nível 1, valendo 3 pontos cada.
  • Cinco questões de nível 2, valendo 4 pontos cada.
  • Cinco questões de nível 3, valendo 5 pontos cada.

Já o evento da 2ª fase ocorreu entre 20 e 22 de novembro. Sua programação foi voltada a estudantes e professores(as)  com a oferta de palestras, minicursos, oficinas, mesas temáticas e práticas culturais. As atividades foram transmitidas via plataformas de stream (YouTube e Google Meet).

Tendo em vista a relevância das Olimpíadas de Matemática no aspecto educacional e diante da importância da participação do IFMG campus Avançado Piumhi, Ceile Cristina Ferreira Nunes, Douglas Danton Nepomuceno e Vinícius Barbosa de Paiva, docentes da área de Matemática, inscreveram e estimularam os estudantes a participarem da III OMIF, buscando, assim, contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Matemática.

Estudantes que participaram da III OMIF:

• Caio Santos Silva - 2° Ano

Menção Honrosa:

• Mateus Henrique Oliveira Souza - 2° Ano
  • Rafael Costa Bitencourt - 2° Ano

Os professores Ceile, Douglas e Vinícius agradecem e parabenizam a todos os estudantes que participaram da III OMIF. Acesse o site para acompanhar as notícias da OMIF:  https://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt/.