Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG finaliza desenvolvimento do Relatório de Gestão 2019

IFMG finaliza desenvolvimento do Relatório de Gestão 2019

Documento anual de prestação de contas à sociedade foi reformulado de modo a apresentar abordagem mais concisa e objetiva, no formato de relato integrado. Publicação enviada ao TCU pode ser consultada pela comunidade.

Documento fundamental para prestar contas anualmente à sociedade e também fortalecer a transparência na gestão institucional, o Relatório de Gestão acaba de ser finalizado pelo IFMG e enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável pela sua avaliação. A edição referente ao ano de exercício 2019 teve a última etapa de elaboração concluída no dia 25 de agosto, quando o Conselho Superior votou pela sua aprovação. Já publicado no portal institucional, o documento pode ser acessado pela comunidade acadêmica e público externo (Resolução nº 13/2020 - clique aqui).

O relatório reúne informações produzidas pela equipe da Reitoria e dos 18 campi do IFMG. A Diretoria de Desenvolvimento Institucional ficou responsável por conduzir os trabalhos e organizar os dados, conforme as recomendações do TCU. Seguindo as decisões normativas do órgão, neste ano o modelo foi reformulado de modo a apresentar uma abordagem mais concisa e objetiva, no formato de relato integrado, na qual grande parte das informações foram compiladas em infográficos e ilustrações, facilitando o entendimento dos números e indicadores de gestão.

Quem consultar o relatório encontrará a prestação de contas dividida em seis capítulos, que trazem informações sobre visão geral da organização e ambiente externo, planejamento estratégico e governança, gestão de risco e controles internos, resultados da gestão, alocação de recursos e áreas especiais, além de demonstrações contábeis. Para o reitor Kleber Glória, são diversos os indicadores e as ações desenvolvidas ao longo de 2019 que podem ser destacados.

O relatório contém dados sobre crescimento no número de novos alunos e formandos; aumento no índice de docentes com titulação; investimento de R$ 10,8 milhões na infraestrutura; aporte de R$ 820 mil em projetos de pesquisa; fortalecimento da extensão com 272 eventos, 249 projetos e 89 cursos realizados; mais de R$ 9 milhões aplicados na Assistência Estudantil; cerca de R$ 660 mil investidos na capacitação de servidores; informatização dos processos de pessoal; elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023; estruturação do Ensino a Distância; e também a elevação de 8,2% no Índice de Eficiência Acadêmica.

“O que buscamos é mudar o cenário da exclusão e pobreza, atuando nas regiões mais carentes de Minas Gerais, apoiando pessoas e suas famílias a superarem desafios e melhorarem a posição econômica durante sua vida. Estivemos envolvidos em pensar e implementar uma nova estrutura organizacional, a fim de identificar nitidamente as tarefas, organizar funções e responsabilidades para uma gestão de desempenho, alocando de maneira eficiente os recursos públicos”, afirma o reitor.

site2.jpg

Diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Costa explica que a elaboração do Relatório de Gestão foi dividida em quatro fases, entre os meses de dezembro de 2019 e agosto de 2020. “No início do processo, pudemos ir aos setores pessoalmente, explicando a metodologia do trabalho, que foi compreendida e bem recebida pelos servidores, resultando em informações compiladas da base de dados de cada área, de modo a corresponder ao formato de relato integrado preconizado pelo TCU. Então, quando veio a pandemia, já estávamos com a maior parte das informações coletadas”, relata.

A servidora Camila Barbosa, que integrou a equipe de elaboração do documento, acrescenta que, por causa da pandemia, houve prorrogação de 90 dias no prazo de finalização. Entre os 80 gráficos apresentados ao longo do relato, ela destaca cinco que foram elaborados especialmente para atender as decisões normativas do TCU: o mapa estratégico, a estrutura de governanças, a cadeia de valor, o fluxo de acompanhamento do PDI e o modelo de gestão de risco e controle interno. “Foi uma estrutura pensada tendo como objetivo principal explicar como a organização gera valor público para suas partes interessadas”, comenta.

Além de estar disponível no portal institucional, o Relatório de Gestão será também o tema do programa “IFMG Presente” desta quinta-feira, 10 de setembro. O diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Costa, vai falar ao vivo sobre como foi a produção e o que a comunidade vai encontrar no documento. Os servidores podem participar da transmissão pelo Google Meet (link enviado por e-mail). O vídeo gravado será posteriormente disponibilizado no canal IFMG Play e publicado nesta página.