Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Planeta Inovação do IFMG: confira a participação do campus Ponte Nova

II Planeta Inovação do IFMG: confira a participação do campus Ponte Nova

publicado: 19/08/2019 14h19, última modificação: 19/08/2019 14h20

Terminou na quarta-feira (14), o II Planeta Inovação, que teve por objetivo apresentar os trabalhos acadêmicos desenvolvidos por estudantes do IFMG, além de abordar Pesquisa, Extensão, empreendedorismo e inovação sob a ótica do envolvimento da comunidade.

O evento foi realizado no IFMG Campus Ribeirão das Neves, de 12 a 14 de agosto de 2019, e contou com a presença de centenas de pessoas, entre estudantes, docentes e público externo, que puderam participar de palestras, debates e atividades culturais ao longo do evento.

O Planeta Inovação englobou o Seminário de Iniciação Científica (SIC), a 2ª Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (Fenitec) e a primeira edição do Seminário Saberes da Extensão. Foram apresentados pôsteres com temas ligados à acessibilidade, arte, sustentabilidade, inclusão digital, políticas sociais, Ciência e Tecnologia, além de atividades do programa de mobilidade acadêmica Internacionaliza IFMG e ações coordenadas pelo Campus Ribeirão das Neves, como a Maratona de Programação e o ambiente Empreendedorismo.

Campus Ponte Nova

Do IFMG PN,  tivemos a participação de 21 estudantes que puderam apresentar seus trabalhos e prestigiar o II Planeta Inovação. Eles foram acompanhados pelos professores Edson Batista de Sena e André Mendes, também Coordenador de Pesquisa e Extensão do campus.

Confira abaixo a lista de projetos desenvolvidos em Ponte Nova neste ano de 2019 que foram apresentados no evento:

Projetos de Extensão

- É Ciência?
Projeto orientado pela Professora de Física, Amanda Piassi.

- Políticas sociais a partir da Constituição Federal de 1988 - Nossos direitos, do contexto do texto para o contexto da prática?
Projeto orientado pela Professora da Área de Administração, Cássia Pires.

- Robótica Educacional: Unindo Campos e Comunidade
Projeto orientado pelo Professor da Área de Informática, Edson Sena.

Projetos de Pesquisa

- Diagnóstico dos resíduos gerados em oficinas mecânicas de veículos automotivos no município de Ponte Nova-MG
Projeto orientado pelas Professoras da Área de Administração, Ingrid Silveira e Ana Paula Gomes.

- Proposta de detecção de estilos de aprendizagem de estudantes do IFMG Campus Ponte Nova utilizando o modelo FSLSM
Projeto orientado pelo Professor da Área de Informática, Edson Sena.

- Educação inclusiva: um estudo sobre a realidade docente na área de Geografia no IFMG
Projeto orientado pela Professor de Geografia, Bruno Resk.

- ReportAÍ - Uma plataforma de fiscalização colaborativa para a cidade de Ponte Nova
Projeto orientado pela Professor da Área de Informática, Saulo Henrique Silva.

- Avaliação da implementação do Campus Avançado do IFMG no município de Ponte Nova: resultados iniciais
Projeto orientado pela Professora da Área de Administração, Cássia Pires.

- Desmembrando a violência: as raízes biossociais do comportamento violento
Projeto orientado pelo Professor de Filosofia e Sociologia, José Costa Júnior.

Projetos de Ensino

- Tutor virtual - Um chatbot pessoal para auxiliar no processo de aprendizado do Inglês.
Projeto orientado pelo Professor da Área Informática, Saulo Henrique Silva.

- Diversifica
Projeto orientado pela Professora de Biologia, Patrícia Costa.

- Educação financeira: consumidores e empreendedores conscientes e inovadores.
Projeto orientado pela Professora da Área de Administração, Cássia Pires.

- Racismo sem Racistas
Projeto orientado pelo Professor de Filosofia e Sociologia, José Costa Júnior.

II Planeta Inovação chega ao fim após três dias de atividades

Planeta Inovação: religioso e físico debatem ciência e fé

Planeta Inovação provoca reflexão sobre ciência, tecnologia e fé

Planeta Inovação: tem início a edição 2019