Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do IFMG, Campus Ouro Branco e Campus Ponte Nova, realizam palestra em Mariana/MG

Os professores, Fabrício Marques Oliveira (Química) e Luciano Vilas Boas Espiridião (Computação), realizaram no dia 29, do último mês, uma palestra para os alunos do Curso Técnico Integrado em Automação Industrial da Escola Adjetivo CETEP, em Mariana, Minas Gerais. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Adjetivo, Marília Coura, a palestra trouxe esclarecimentos importantíssimos para nossos alunos e professores, pois possibilitou a reflexão sobre o consumo desenfreado, o descarte de lixo eletrônico, principalmente em relação aos computadores, pilhas e baterias. “Sentimos uma comoção geral dos alunos em buscar novas soluções para beneficiar nosso maravilhoso planeta”, afirmou a coordenadora.
publicado: 25/05/2016 18h50, última modificação: 01/06/2016 09h01
Exibir carrossel de imagens Professor Fabrício Marques proferindo palestra sobre o Projeto de Extensão "Eco Pilha"

Os professores falaram aos alunos sobre a importância da coleta e descarte adequado de pilhas e baterias bem como problemas relacionados ao lixo eletrônico. Esses temas estão relacionados aos projetos de extensão em que os professores são coordenadores e parceiros.

O projeto de extensão “Eco Pilha” é coordenado pelo professor Fabrício Marques e desenvolvido pelos estudantes do 2º ano do curso Técnico Integrado de Metalurgia Magna Arcanjo (bolsista) e Gabriel Felipe. As atividades têm por objetivo trabalhar a divulgação dos problemas relacionados ao descarte inadequado de pilhas e baterias. O projeto, também, atua na preparação de materiais para a coleta de pilhas e baterias dentro da perspectiva da logística reversa.

Já o projeto de extensão “E-Lixo” conta com a coordenação do professor Luciano Espiridião. Segundo este, o projeto busca a conscientização das pessoas em relação ao lixo eletrônico, bem como um melhor reaproveitamento de aparelhos eletrônicos em bom estado. Para o professor, é necessário estar atento para o descarte inadequado de resíduos associados a esses tipos de equipamentos.

Os professores Fabrício Marques e Luciano Espiridião afirmaram que ao receberem o convite da coordenadora Marília, acharam muito interessante a proposta por poderem divulgar seus trabalhos, especialmente pelo fato de ser em outra cidade. “Estamos à disposição para esse tipo de convite. É sempre uma boa oportunidade falar com jovens e adolescentes sobre um assunto de tanta relevância”, disse o professor Luciano.

Foto 1: Professor Fabrício falando sobre o projeto "Eco Pilha".

Professor Luciano proferindo palestra sobre Lixo Eletônico

Foto 2: Professor Luciano proferindo palestra sobre o "Lixo Eletrônico".