Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede sem fio Eduroam IFMG Ponte Nova
conteúdo

Notícias

Rede sem fio Eduroam IFMG Ponte Nova

publicado: 01/09/2022 16h46, última modificação: 01/09/2022 16h50

Lançado no Brasil em 2012, o Eduroam (Education roaming) é um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa, que oferece acesso  à internet por meio de Rede Wireless  e o melhor: já está disponível no IFMG para toda a comunidade acadêmica. 

O sistema está presente em mais de 90 países e permite conexão à internet de forma  gratuita e simples, sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. Alunos, professores e técnicos  do IFMG podem utilizar o serviço nos campi (que já ativaram o recurso), em instituições federais de ensino e outras universidades que também disponibilizam o Eduroam (como a PUC Minas, por exemplo). O acesso será feito sempre da mesma forma, independentemente do campus ou instituição na qual o usuário se encontre. 

Como acessar:

Para acessar o serviço, os usuários deverão se autenticar na rede utilizando como identificação o login de rede ou RA, juntamente com o sufixo @ifmg.edu.br

O login de rede/RA e senha, são os mesmos utilizados para acesso ao Conecta/MeuIFMG/SEI. Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de TI do campus.

Exemplo:

RA: 20003465 
Identificação no Eduroam:  20003465@ifmg.edu.br

 

Configuração do Eduroam para Smartphone/Tablet com sistema Android:


Método EAP: PEAP

Autenticação de Fase 2: MSCHAPV2
Certificado de CA: NÃO VALIDAR
Identidade: login_ou_RA@ifmg.edu.br
Identidade Anônima: Não usar
Senha: Senha de acesso à rede e/ou meuIFMG

 Informações sobre outros dispositivos e sistemas podem ser acessadas aqui