Informativo Eletrônico do IFMG - Edição 158
Reitoria do Instituto Federal de Minas Gerais
21 de dezembro de 2016
Então é isso. O ano está findando, o Natal está chegando e 2017 está pulsando! Tanta coisa aconteceu, que se a gente parar pra pensar, dá vontade de ficar paradinho lá, em algum momento, quase sem respirar pra não deixar o encanto se quebrar e tudo acabar, não é mesmo? Por outro lado, tem coisa que gente pensa, respira, pensa de novo e faz de tudo pra esquecer, mas tem jeito não! Complicado, não?!

E como a vida é assim, 2016 também não foi diferente. Só que nós resolvemos dar um presente pra nossa memória, ou melhor, para a memória de todos aqueles que fazem parte da história desse Instituto. Afinal, para lançar-se com otimismo em direção ao futuro, é preciso “chacoalhar” a poeira do que não foi bom e buscar forças nos excelentes exemplos deste ano - ou melhor, em uma pequena parcela deles, já que, felizmente, não caberiam todos aqui. Portanto, para 12 meses, 12 grandes motivos para começar bem...
Alunos do IFMG
Um país chamado “Rede Federal de Ensino”

Resultados da Rede Federal de Ensino no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) superam média nacional e equiparam-se às notas alcançadas por países desenvolvidos. Dados do Enem, divulgados no final de outubro, também atestaram o desempenho dos alunos da Rede, incluindo os campi do IFMG que ocuparam lugar de destaque em suas respectivas regiões. Leia mais...
Inclusão pela palavra

Educação, convivência e inclusão social são as palavras-chave que resumem as ações em Libras promovidas no IFMG. Itabirito conta com turmas voltadas ao ensino da Matemática para alunos surdos de escolas públicas. Já em Ribeirão das Neves, há oferta da Graduação em Letras/Libras, em parceria com a UFSC. E a equipe de intérpretes do Instituto não para de crescer. Conheça!
Momento Opina
Incentivo ao senso crítico

“Momento Opina”, blog “Viramundos” e Cine IFMG: três iniciativas de sucesso que estão movimentando o Instituto e incentivando o pensamento crítico da comunidade acadêmica. As atividades – respectivamente dos campi Formiga, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete – são frutos de projetos de Extensão em desenvolvimento e ilustram um pouco dessa vertente da atuação do IFMG. Saiba mais.
Descentralizar para crescer

Sem dúvidas, o Instituto cresceu. Atualmente, são 18 unidades em Minas Gerais. Mas como conduzir tal crescimento sem dificultar o desenvolvimento das atividades? É nesse sentido que um novo modelo de gestão foi implantado e está funcionando, ainda que gradativamente, em todo o IFMG. 
Veja o que está sendo feito!
Reitoria Itinerante
Muito além de itinerante

Um ano de Reitoria Itinerante. Por duas vezes, uma a cada semestre, membros da equipe de gestão do IFMG estiveram presentes em todas as unidades. Com isso, foi possível não apenas conhecer melhor a realidade dos campi, mas especialmente dialogar com suas respectivas comunidades escolares.
Venha ver...
Posse
IFMG cada vez mais completo

Em 2016, o IFMG também ampliou o seu maior patrimônio: a equipe de servidores. Ao todo, foram cerca de 140 novos funcionários, entre docentes e técnicos administrativos, nos campi e na Reitoria. Um dos marcos desse processo foi a posse conjunta de 43 servidores, realizada em março no Campus Ribeirão das Neves. Conheça os colegas...
Remoção e redistribuição
Editais regulamentam remoção e redistribuição

Um grupo de trabalho foi criado para tratar dos processos de remoção e redistribuição do IFMG, melhorando assim, sua eficiência. Este ano, ao todo foram publicados dois editais de remoção e redistribuição, sendo que o último é contínuo e distribui vagas de acordo com a disponibilidade de cada unidade. A medida foi tomada a fim de tornar os processos mais transparentes para todos os servidores. Acompanhe!
Novo câmpus em Betim
Expansão e revitalização

Três novas sedes iniciaram atividades entre março e maio de 2016. Em Arcos, ocorreu a entrega da mais recente unidade do IFMG. Já na região metropolitana, Ribeirão das Neves e Betim, que funcionavam em sedes provisórias, ganharam novas instalações.
Confira como são as novas unidades.
Flexibilização da jornada
Flexibilização da jornada

O Grupo de Trabalho “Flexibilização da jornada e computação da frequência” teve sua primeira reunião em abril desse ano, com o objetivo de discutir questões como a jornada de 30 horas, entre outras. A partir de então, o processo está em andamento em todo o IFMG. Confira a entrevista com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Olímpia Souza Marta. Fique por dentro!
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Campi unidos pela ciência

Em uma participação multicampi, o IFMG marcou presença no evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em novembro, na capital mineira. Realizado pela primeira vez fora de Brasília, o evento ocorreu durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), com projetos inovadores apresentados por várias unidades do Instituto. Você viu?
Alunos que participam do Internacionaliza IFMG
Internacionaliza IFMG

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) selecionou 11 estudantes de cursos superiores para o Programa Internacionaliza IFMG. Com o objetivo de promover a complementação da formação acadêmica, esses estudantes passarão por três instituições portuguesas: Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Bragança e Instituto Politécnico da Guarda. 
Veja cá, ora pois!
 
Palco de histórias de sucesso

Para além do desempenho de destaque em exames que atestam a qualidade do ensino ofertado, o IFMG coleciona histórias de sucesso de seus estudantes. É o caso de André Felipe e Nazir El Yark, pai e filho, que se formaram juntos em Congonhas. E de profissionais como Ivair Gontijo, ex-aluno de Bambuí, que atualmente trabalha na Nasa, e João Edésio Sousa, de São João Evangelista, com sólida carreira na área de florestas. Envolva-se nessas histórias.

Envie sua sugestão de pauta e fale com a redação pelo email: jornalismo@ifmg.edu.br

Expediente: Ana Luísa Corrêa • Estagiária de design gráfico | Ângela Bacon • Designer | Denise Ferreira • Jornalista | Izabella Siqueira • Estagiária de jornalismo | Juliano Tavares • Jornalista | Lorena Lopes • Estagiária de jornalismo | Mariana Leonel • Estagiária de design gráfico |  Michel Araújo • Designer | Renan Ramos • Publicitário / Diretor de Comunicação | Thomás Bertozzi • Jornalista | Virgínia Fonseca • Jornalista
Av. Prof. Mário Werneck, 2590, Buritis. Belo Horizonte/MG. CEP: 30.575-180 • (31) 2513 5120