Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Observatório da Educação Profissional e Tecnológica > Noticias > IFSULDEMINAS participa do II Seminário do Observatório do Mundo do Trabalho

IFSULDEMINAS participa do II Seminário do Observatório do Mundo do Trabalho

Programa em rede envolve as instituições federais de ensino mineiras
publicado: 17/12/2019 08h31, última modificação: 18/03/2024 09h07

Nos dias 24 e 25 de novembro, a professora Katia Alves Campos, do IFSULDEMINAS - Campus Machado, e as estudantes Carine Silveira (Sistemas de Informação) e Renata Ribeiro (Administração) participaram de um Workshop e do II Seminário do Observatório do Mundo do Trabalho realizados no Campus I do CEFET-MG, em Belo Horizonte.

A professora Katia é pesquisadora da área de Egressos no “Observatório do Mundo do Trabalho”, programa em rede, coordenado pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que continuamente analisa o impacto das instituições na transformação do ambiente social e econômico, verificando se a Rede Federal está efetivamente atuando como indutora do desenvolvimento regional.

No Seminário realizado na quarta-feira, 25 de novembro, a professora Kátia ministrou a palestra "Tipos de acompanhamento de egressos: possibilidades e necessidades", na qual foram apresentadas as pesquisas do bolsista Felipe Azevedo (Administração), e os resultados do trabalho desenvolvido pelas bolsistas Carine Silveira (Sistemas de Informação) e Renata Ribeiro (Administração).

O evento reuniu professores, técnicos-administrativos e estudantes que apresentaram e debateram estudos sobre temas ligados à rotina das instituições da Rede Federal nos eixos ensino, pesquisa e extensão. Os resultados das pesquisas serão utilizados como apoio à tomada de decisão dos gestores.

Na ocasião, o coordenador de Estágios e Egressos do IFSULDEMINAS, Alexandro Henrique da Silva, representou o pró-reitor de Extensão, professor Cléber Ávila Barbosa.

Workshop

O Workshop, realizado na manhã da terça-feira, 24 de novembro, no próprio CEFET-MG, foi ministrado pela professora Katia e pelas alunas Carine Silveira e Renata Ribeiro, que integram o projeto "Análise do desempenho dos egressos da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais no mercado de trabalho: proposição de um protocolo para acompanhamento de Egressos", inscrito pela professora no Observatório do Mundo do Trabalho.

Segundo explicou a professora, a atividade será certificada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS e teve como objetivo capacitar os servidores envolvidos com o Acompanhamento de Egressos nas instituições. Ao todo, participaram 18 servidores do IFMG e do CEFET-MG. Uma versão para os servidores do IFSULDEMINAS está sendo planejada para o início do próximo ano.

Clique e saiba mais sobre o Seminário!

Texto: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS - Campus Machado