Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura da 42ª Reditec celebra 10 anos dos Institutos Federais

Abertura da 42ª Reditec celebra 10 anos dos Institutos Federais

Solenidade destacou o papel importante da rede federal na transformação social
publicado: 12/09/2018 09h24, última modificação: 20/03/2024 09h41

A 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) foi aberta oficialmente, na noite de segunda-feira (10), com uma solenidade emocionante e celebrando uma década de funcionamento dos Institutos Federais de Educação.

A saudação inicial foi feita pelo reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, que desejou as boas-vindas a todos. Ele destacou a importância da Reditec, como um momento de pensar e repensar o fazer educativo, com seus desafios e perspectivas. O professor Jefferson também falou sobre a nova missão dada ao IFF, de repensar e propor novas possibilidades e experimentações ao evento. "A Reditec continua sendo esse grande espaço de compartilhamento e de fortalecimento dos laços e compromissos dos gestores com a rede. Mas ampliamos a programação para sermos um espaço de formação de dirigentes e líderes da Educação Profissional e Tecnológica, promovendo diálogos mais intensos com outras redes educativas, nacionais e internacionais", frisou.

Na abertura, o potencial transformador da Rede foi destaque, evidenciando a revolução que a nova institucionalidade proporcionou à sociedade, por meio de sua expansão por todo o país, com o impulso das ações de ensino, pesquisa, extensão, inclusão, inovação e internacionalização.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Romero Raposo, reconheceu os investimentos feitos na Rede de Educação Profissional e Tecnológica nos últimos anos, mas ressaltou que os gestores precisam sempre continuar a luta pela visibilidade da rede, colocando a EPT num patamar de mais destaque. "Essa rede transforma vidas, faz diferença e precisa ser vista e reconhecida", observou.

Romero aproveitou o momento de celebração dos dez anos dos Institutos Federais para anunciar o lançamento de uma série sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), realizada pela Setec, numa produção da TV Escola. A série "Tecno Pop" terá 13 capítulos, cada um com 26 minutos de duração, que acompanharão jovens de diferentes regiões do país que tiveram suas vidas transformadas após a escolha de cursar o ensino técnico.

Ainda comemorando os 10 anos de criação dos Institutos Federais, foi apresentada a todos os líderes da rede o selo comemorativo da data. Escolhido após um concurso que envolveu profissionais de vários institutos do Brasil, um dos criadores da marca, o jornalista do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Vinícius Bazenga Vieira, explicou o processo de criação da mesma. "É uma marca bem representativa e a gente fica feliz pela escolha da mesma para esta data tão simbólica. Sabemos que o futuro é comunicação, é imagem e, por isso, precisamos ter essa marca que passe uma mensagem. Tentamos fazer algo que dissesse o que é a rede e tudo que ela representa", comentou.

Cultura em evidência

Um show a parte dentro da abertura oficial da 42ª Reditec foi a apresentação da Orquestra de Violões do Instituto Federal Fluminense. Sob a regência do professor Victor Matos, o conjunto, que é uma ação da Coordenação de Cultura do Campus Campos Centro do IFF, é formado exclusivamente por alunos da instituição.

Durante a apresentação, que foi do popular ao erudito, os instrumentistas executaram músicas de Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Heitor Villa-Lobos. Por fim, apresentou um arranjo de uma famosa música do grupo de rock britânico Led Zeppelin, que arrancou aplausos e emocionou o auditório lotado.

Prestigiado por mais de mil gestores da Rede Federal, o evento, que este ano tem como tema "O trabalho no século XXI - Globalização, inovação, educação profissional e tecnológica: caminhos e desafios para a inclusão", continua com discussões, fóruns regionais, trocas de experiências e mostras tecnológicas até o próximo dia 14.

O reitor Kleber Gonçalves Glória, pró-reitores e diretores-gerais do IFMG participam do evento, que está sendo realizado em Búzios (RJ), pelo CONIF e Instituto Federal Fluminense.

Texto: Rebeca Casemiro (IFCE)
Fotos: Gildo Júnior (IFRR)

registrado em: ,