Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de Engenharia do Campus Ipatinga ingressam no mercado de trabalho por meio do estágio
conteúdo

Acontece nos Campi

Alunos de Engenharia do Campus Ipatinga ingressam no mercado de trabalho por meio do estágio

publicado: 05/05/2022 10h19, última modificação: 12/03/2024 08h28

Desde 2017, o curso de bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus Ipatinga vem ofertando vagas anualmente. Com o andamento do curso, uma série de alunos já fizeram ou estão em estágios nas empresas do Vale do Aço e redondezas.

Segundo a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação.

A partir dos convênios firmados entre Ipatinga e empresas da região, os alunos do curso têm conseguido boa inserção no mercado de trabalho. Como exemplo, têm-se o programa de Jovens Profissionais da Usiminas, programa de Estágio da Aperam e Cenibra. Além dessas empresas, os alunos têm conseguido estágio em empresas de automação, sistemas fotovoltaicos e projetos.

O professor e coordenador do curso, Gustavo Reis, destaca que o estreitamento da relação com as empresas oportuniza aos alunos não somente as vagas de estágio, mas também, vagas de emprego para os futuros egressos. Acrescenta, ainda, que a relação do campus com a indústria é importante para o desenvolvimento de projetos, pesquisas e soluções industriais. Constantemente são enviadas aos alunos as oportunidades de estágios que surgem na região, além da divulgação no site, na aba da Engenharia Elétrica. O coordenador afirma que é importante que os alunos ingressem nas empresas para potencializar a aprendizagem no processo de desenvolvimento e formação.

Com o intuito de flexibilizar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho, a coordenação do curso e a direção do campus, alteraram os horários de aulas das turmas do 9º e 10º períodos. Essa alteração ampliou as possibilidades de vagas para os alunos atendendo de forma satisfatória as demandas do curso.

(Fonte: Campus Ipatinga)

registrado em: