Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Sabará desenvolvem aplicativo contra violência doméstica

Acontece nos Campi

Alunos do Campus Sabará desenvolvem aplicativo contra violência doméstica

Tecnologia foi apresentada durante evento no município e, em breve, será disponibilizada em lojas de aplicativos.
publicado: 01/09/2022 11h02, última modificação: 09/03/2024 09h04

O Campus Sabará representou o IFMG durante o Seminário da Campanha Agosto Lilás, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no fim do mês de agosto. Na ocasião, o aluno do curso de Sistemas de Informação do campus, Marcelo Simim, apresentou o “Donna”, aplicativo contra violência doméstica.

O app, cujo nome significa “Mulher”, em italiano, remete à ideia de “mulher dona da própria vida, livre de violência”. A tecnologia foi desenvolvida por Simim e pela estudante Rayssa Lourrane, com orientação dos professores Carlos Alexandre Silva, Bruno Nonato e Ludmila Murta, além de colaboração da discente Isabella Souza.

Para Marcelo, a participação no projeto de pesquisa foi fundamental para o crescimento profissional e pessoal. “Ajudar a criar um projeto do zero, utilizar o conhecimento adquirido durante todo o curso em algo que vai impactar positivamente a sociedade e apresentar para comunidade foi, com certeza, uma experiência que agregou muito”, explica.

Em breve, o aplicativo estará disponível nas lojas Apple Store e Google Play, além de ser oficialmente utilizado pela Defesa Social de Sabará.

O Seminário da Campanha Agosto Lilás contou com a participação de representantes da Polícia Civil e Militar de Minas Gerais, Guarda Municipal, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), autoridades locais e comunidade. Foram discutidos temas relacionados ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.