Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Bambuí recebe visita de ex-aluno, cientista da Nasa

Campus Bambuí recebe visita de ex-aluno, cientista da Nasa

publicado: 17/06/2016 13h00, última modificação: 06/12/2016 10h21

O IFMG em Bambuí recebeu, em 31 de maio, a visita do físico e pesquisador da Nasa, Ivair Gontijo, ex-aluno da unidade. Ele foi recebido pelos antigos colegas de turma, que o acompanharam num passeio pelo campus, no qual estudou há mais de 30 anos.

Além de visitante, Ivair foi também palestrante, para um auditório lotado. Cerca de 600 pessoas das comunidades acadêmica e externa foram assistir ao ex-aluno, que falou sobre a missão Mars Science Laboratory (MSL), responsável pela construção e envio do veículo robô Curiosity ao planeta Marte.

Currículo

Ivair Gontijo formou-se como técnico agrícola em 1978, no antigo Colégio Agrícola, hoje, IFMG. Graduado e mestre em Física pela UFMG, obteve o grau de Doctor of Philosophy no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Glasgow (Escócia). Ali, desenvolveu pesquisas na área de laser e detectores de luz de materiais semicondutores. Desde 2006 atua no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, onde liderou o grupo que construiu os transmissores e receptores do radar responsável pela descida do robô Curiosity em Marte.

Além disso, trabalhou no projeto Nustar, de um telescópio de raios X e nos satélites Grace-Follow-On, para monitorar o campo gravitacional da Terra e medir os efeitos das mudanças climáticas. Participou, ainda, no desenvolvimento de uma sonda para estudar Europa, uma das luas de Júpiter. Atualmente, Ivair integra a equipe que constrói um novo veículo robô para a explorar Marte, com lançamento previsto para 2020.

ex-aluno