Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto inaugura instalações do novo restaurante escolar

Campus Ouro Preto inaugura instalações do novo restaurante escolar

Com aproximadamente 1.600 m² de área construída, novo espaço poderá comportar 360 pessoas sentadas, elevando capacidade de atendimento em 50%.
publicado: 03/09/2019 15h53, última modificação: 19/03/2024 07h40

Foram inauguradas, em 29 de agosto, as instalações do novo restaurante escolar do IFMG – Campus Ouro Preto. A solenidade realizada na manhã da última quinta-feira marcou a conclusão da obra do novo espaço, que teve início em 2009, mas ficou inativa entre os anos de 2012 e 2018, tendo sido retomada em janeiro deste ano.

Com aproximadamente 1.600 m² de área total construída, o novo restaurante poderá comportar 360 pessoas sentadas, elevando sua capacidade de atendimento em 50%. A estrutura atende aos requisitos de acessibilidade e contempla a racionalização do fluxo de produção dos alimentos, minimizando o risco de contaminação, com instalações mais adequadas para os setores de pré-preparo, preparo, cocção e para a higienização. O conforto térmico e um melhor aproveitamento da iluminação natural também foram priorizados no projeto. Os recursos para finalização da obra foram obtidos por meio de negociação junto ao MEC pela Reitoria do IFMG.

Ainda não há data prevista para início das atividades no local, já que em virtude do contingenciamento de recursos pelo Governo Federal, alguns equipamentos e mobiliários ainda estão em fase de licitação.  Segundo o Diretor de Administração e Planejamento do Campus, Ronaldo Trindade, alguns itens já foram adquiridos e encontram-se na Instituição, contudo, a falta de outros, que são essenciais para que o restaurante possa operar (como é o caso de bancadas, que não podem ser transferidas do antigo espaço para o novo, por serem fixas àquela estrutura, entre outros), impede a imediata oferta de refeições.

A nutricionista do restaurante escolar do campus, Jacqueline Coelho Augusto Silva, abriu a solenidade com um discurso emocionado, agradecendo os mais diversos setores que trabalharam direta ou indiretamente para a execução do projeto ao longo dos anos. Reconheceu, também, a atuação dedicada de funcionários e servidores do próprio restaurante, que trabalharam por tanto tempo em uma estrutura que seria originalmente provisória, mas que é utilizada desde 1984 até os dias atuais. “Acompanhei toda essa trajetória. Nenhum projeto é feito sozinho, mas por toda uma comunidade. Agradeço também à equipe do restaurante, que reconhece a importância dos procedimentos operacionais padrão que adotamos e que me auxilia, muito, na busca pela segurança nutricional, sensorial e alimentar”.

Na oportunidade, o reitor Kléber Gonçalves Glória também ressaltou o envolvimento de diversos servidores, em diferentes gestões, nos últimos anos. “É importante fazer considerações sobre o motivo pelo qual inauguramos, hoje, essa obra fantástica. Parabenizamos todos os responsáveis por isso, mas entendemos ser fundamental reconhecer o trabalho de pessoas que deram início ao sonho de concretizar esse restaurante, como é o caso da nutricionista Jacqueline, que entrou com seu pedido de aposentadoria, assim como o envolvimento tão importante de servidores do restaurante que já têm condições de se aposentar”.

Para a diretora-geral do Campus Ouro Preto, Maria da Glória dos Santos Laia, muitas foram as mãos e mentes “com fome de fazer o melhor para o outro. Por muito tempo, sonhamos em oferecer um espaço digno aos alunos que aqui estudam, em oferecer-lhes o melhor. Cuidar do alimento significa cuidar do outro”, destacou.

Além do reitor do IFMG e da diretora-geral, compuseram a mesa da solenidade de inauguração o pró-reitor de Administração e Planejamento do IFMG, Leandro Antônio da Conceição, a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFOP, Natália Lisboa, e o diretor de gestão integrada da Prefeitura de Ouro Preto, Tude Terêncio Lobato.

Texto: Tatiana Toledo -  Comunicação Campus Ouro Preto