Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Santa Luzia oferta minicurso sobre a África do Sul
conteúdo

Acontece nos Campi

Campus Santa Luzia oferta minicurso sobre a África do Sul

Inscrições podem ser realizadas até 25 de março. Atividade busca contribuir com a crescente produção/divulgação de conhecimentos sobre a história do continente africano.
publicado: 17/03/2021 09h46, última modificação: 14/03/2024 11h27

Entre os dias 29 e 31 de março, o Campus Santa Luzia vai ofertar gratuitamente o minicurso “África do Sul - História e Cultura: uma breve introdução”. A atividade busca contribuir com a crescente produção/divulgação de conhecimentos sobre a história do continente africano, que é relacionada diretamente à história do Brasil. O enorme legado dos povos da África na formação da sociedade brasileira foi, durante longo período, negligenciado na educação brasileira

O minicurso oferece uma visão introdutória e panorâmica sobre a história e a cultura da África do Sul. Os temas abordados relacionam-se com a pesquisa de pós-doutorado do professor de história do Campus Santa Luzia, Francisco Barbosa de Macedo, e com as experiências que ele viveu no período em que foi pesquisador convidado do History Workshop-University of the Witwatersrand, em Joanesburgo, na África do Sul. 

Com 30 vagas disponíveis, o minicurso terá duração de cinco horas (incluindo o tempo do filme recomendado) e é destinado tanto a estudantes e servidores do IFMG como ao público em geral. Os inscritos devem ter idade mínima de 14 anos. Os encontros serão síncronos, realizados virtualmente, por meio da plataforma Google Meet.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de março e podem ser realizadas neste link ou no site do Campus Santa Luzia. Confira a programação e participe!

Minicurso - “África do Sul - História e Cultura: uma breve introdução”

29/03 – 18h às 19h30

Encontro Virtual 1: Palestra: “África do Sul: história – uma visão panorâmica”

30/03 – 18h às 19h

Encontro Virtual 2: Palestra: “África do Sul: músicas e lugares – uma visão panorâmica”

31/03 – 18h às 19h

Encontro Virtual 3: Roda de Conversa Virtual sobre o filme sul-africano Drum – Gritos de Revolta (Zola Maseko, 2004, 94 min.) [o filme está disponível no YouTube e deve ser visto antes do encontro).