Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus São João Evangelista participa da Olimpíada Brasileira de Biologia

Acontece nos Campi

Campus São João Evangelista participa da Olimpíada Brasileira de Biologia

Professor da unidade coordena competição em nível estadual. Cerca de 80 estudantes do campus realizaram provas da primeira etapa.
publicado: 22/04/2020 08h57, última modificação: 18/03/2024 08h18
Olimpíada conta com engajamento de alunos da unidade

O Campus São João Evangelista participa, pela primeira vez, da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que chega à sua 16ª edição. A competição, organizada à nível nacional pelo Instituto Butantan, reúne escolas de todo o Brasil e possui disputas nos níveis estadual, nacional e internacional. Neste ano, 80 alunos da unidade participaram da primeira etapa, que teve provas realizadas no dia 14 de março.

O professor do campus e coordenador estadual da OBB, Marcelo Filardi, analisa a competição como uma oportunidade de crescimento para alunos, aos quais são apresentados novos desafios, e à própria Instituição, visto que a participação dos estudantes agrega também à trajetória acadêmica da comunidade acadêmica. “Mais do que medalhas e certificados de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam desafios e descobertas, abrem perspectivas científico-tecnológicas inovadoras, uma inspiração para a decisão profissional do estudante”.

As irmãs e alunas do curso Técnico Integrado em Agropecuária, Jaíne e Luana Mendes, que participaram da primeira etapa, confirmam o ponto de vista do professor. Para elas, a prova foi uma oportunidade de expansão do conhecimento adquirido no estudo diário. “Participar da prova foi uma oportunidade de ter acesso a temas novos fora do conteúdo da escola”, afirma Luana.

Jaíne, que reafirmou a posição da irmã, aproveitou para destacar a atualidade da avaliação que, segundo ela, contou com uma contextualização dos conteúdos em relação ao momento atual.

Incerteza

De acordo com Marcelo, devido à pandemia da Covid-19, a segunda etapa da prova, que seria realizada no dia 5 de abril, foi adiada pela organização nacional. Segundo os organizadores, ainda não há nova data definida para a sequência da OBB e demais informações serão publicadas no site oficial da competição.