Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cidade histórica de Sabará é inspiração para pesquisa de mestrado
conteúdo

Notícias

Cidade histórica de Sabará é inspiração para pesquisa de mestrado

Produtos educacionais visam utilizar espaços públicos e privados do município para promover o ensino e aprendizagem para além das fronteiras do IFMG.
publicado: 18/01/2023 07h36, última modificação: 08/03/2024 10h53

O ambiente pedagógico não precisa ficar restrito apenas às salas de aula. E, inspirada pela cidade histórica de Sabará, a mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/IFMG, Cleide Janine Jardim, lançou o “Mapa-Guia Digital”, ferramenta que disponibiliza 38 espaços mapeados para expedições em cultura, ciências e educação no município e; a partir do mapa-guia, surgiu o Ebook “ACaSa Mestre Caetano”, trazendo informações como caracterização do lugar, endereço, telefone e formas de agendamento de visitas nestes pontos de interesse.

Estes dois produtos educacionais são frutos da pesquisa de mestrado "Espaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem para além das fronteiras do IFMG", sob orientação do professor Ronan Daré Tocafundo e disponível para download gratuitamente. Segundo os autores, o objetivo dos materiais é auxiliar os professores no planejamento das atividades, utilizando diversos espaços do município, sejam públicos ou privados.


Sinopse do Ebook:

ACaSa Mestre Caetano
A secular e pitoresca Sabará, uma senhora de mais de 300 anos, reserva ambientes únicos, histórias e valores inestimáveis, realidades diversas e, muitas vezes, contraditórias. Ruas, vilas, arquiteturas, paisagens, espaços naturais e modificados, povo, economia local, ou seja, cada elemento tem modo próprio de se organizar, de resistir e existir, de se fazer presente no meio e na sociedade. Unicidade, memórias e cultura são fluidos que percolam as pequenas frestas e os poros de cada cantinho da Cidade. Toda a riqueza, as curiosidades e os contrastes presentes em Sabará, berço da capital mineira e casa natal do Professor Mestre Caetano, aguardam para serem descobertos e redescobertos, em todas as suas nuances e particularidades, pelos seus habitantes e por visitantes, curiosos e sedentos de conhecimentos. Neste livro, apresentamos brevemente alguns entre os muitos lugares que aguardam, receptivos e acolhedores, a sua chegada e a sua imersão.

Clique Aqui | Ebook “ACaSa Mestre Caetano”

Clique Aqui | “Mapa-Guia Digital”