Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Como se exercitar em casa? Professora do Campus Bambuí dá as dicas
conteúdo

Notícias

Como se exercitar em casa? Professora do Campus Bambuí dá as dicas

publicado: 06/04/2020 13h26, última modificação: 14/06/2021 13h39

Exercitar-se frequentemente aumenta a imunidade e reduz o nível de stress. Com a pandemia do novo coronavírus, a rotina de milhões de pessoas foi alterada e o distanciamento social faz-se necessário para conter a propagação do vírus. Pensando nisso, a Diretoria de Assuntos Estudantis em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas via Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDPES) convidou a prof. Regiane Ramos, do Campus Bambuí, para dar algumas dicas para manter o corpo e mente em equilíbrio sem sair de casa. 

#1 Alongamento: Você sabia que quando ficamos muito tempo sem nos movimentar, nossos músculos costumam ficar enrijecidos? Ficar na mesma posição por muito tempo faz com que os músculos fiquem contraídos ao ponto de impedir a circulação e, consequentemente, falta a oxigenação neles, deixando-os fadigados e resultando em dor, mesmo se você estiver numa postura correta (sentado ou deitado). Por isso, faça pausas durante o dia e alongue-se. E lembre-se: antes de iniciar uma atividade física e ao terminá-la é fundamental que você faça movimentos que alongue os músculos para evitar lesões posteriores ou entorses articulares.

#2 Tarefas domésticas: Faxinar a casa também é uma ótima opção para manter o corpo ativo. Limpar o banheiro, lavar janelas, varrer o chão e tirar o pó dos móveis pode garantir uma boa queima calórica, além de manter o ambiente da casa sempre aconchegante.

#3 Dançar: Faça uma playlist de músicas bem dançantes, que você goste e mexa-se! Coloque umas 6 músicas na sequência e, consequentemente, você terá se exercitado por 30 minutos de uma maneira bem divertida. Ótima oportunidade para envolver as crianças neste momento.

#4 Atividades lúdicas: É importante manter as crianças ocupadas com brincadeiras lúdicas e envolventes. Faça mini-circuitos na sala de casa com atividades de rastejar, pular, equilibrar contrapondo com atividades cognitivas/motoras (desenhar, pintar, origami, teatro, quebra-cabeças, dançar). Mantê-las longe das telas (smartphones, computador, TV e tablets) vai estimular a imaginação, além de aproximá-las da família com momentos divertidos.

O ideal é que as pessoas façam as atividades/movimentos que já tem familiaridade para que façam de maneira correta e evitem lesões. Se a pessoa é iniciante, realize atividades simples e de acordo com sua condição física. O importante é a regularidade e não a intensidade. Busque acumular pelo menos 30 minutos de atividades físicas diárias, ou seja, este tempo não precisa ser gasto totalmente em um único momento do dia ou em uma única atividade. É isso! Fique bem. Vai passar.

registrado em: