Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça o Mapa Estratégico e o monitoramento do PDI pelo Balanced Scorecard (BSC)

publicado: 01/10/2021 10h08, última modificação: 01/10/2021 10h08

O Balanced Scorecard (BSC) é um termo que significa “Indicadores Balanceados de Desempenho” e foi criado em 1992 por Robert S. Kaplan e David P. Norton, da Universidade de Harvard (EUA). O BSC é uma ferramenta de planejamento estratégico que objetiva medir o desempenho organizacional por meio de indicadores e metas alinhados aos objetivos estratégicos.

O papel do BSC é basicamente organizar os objetivos estratégicos da Instituição, identificando uma relação de causa e efeito entre eles, e como eles podem contribuir para o alcance da missão e da visão institucional. Essa estratégia é comunicada pelo Mapa Estratégico, que é uma representação gráfica do conjunto dos objetivos da Instituição.

A construção do mapa, por meio da relação entre os objetivos, auxilia a Instituição na implantação e no alinhamento da sua estratégia, uma vez que essa metodologia pressupõe a escolha de indicadores e metas para melhor acompanhamento do desempenho institucional.

O Mapa Estratégico permite que a estratégia possa ser compreendida por todos e que os objetivos sejam totalmente voltados para o alcance da missão e visão da Instituição.

Mapa Estratégico do IFMG

O Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMG (PDI 2019-2023) estabeleceu um conjunto de 62 objetivos estratégicos, os quais foram agrupados em 4 grandes grupos, chamados de perspectivas, a saber: Estudantes e Sociedade (ES), Processos Internos (PI), Orçamento e Infraestrutura (OI) e Pessoas e Conhecimento (PC).

A perspectiva de Estudantes e Sociedade (ES) relaciona quais os resultados o IFMG deve gerar para os estudantes e para a sociedade para cumprir sua missão e alcançar a visão institucional.

Já a perspectiva de Processos Internos (PI) é composta pelos objetivos estratégicos que estabelecem quais processos acadêmicos e de gestão são considerados críticos e devem ser aperfeiçoados para que o IFMG possa cumprir sua missão e alcançar a visão institucional.

Na perspectiva de Orçamento e Infraestrutura (OI) estão representados os objetivos estratégicos que definem quais as estruturas físicas, tecnológicas, organizacionais e orçamentárias são consideradas críticas e devem ser propiciadas para que o IFMG possa promover a melhoria das demais perspectivas, cumprir sua missão e alcançar a visão institucional.

Por fim, os objetivos estratégicos que compõem a perspectiva de Pessoas e Conhecimento (PC) representam quais são os conhecimentos e as competências necessárias para que o IFMG possa promover a base para as demais perspectivas, bem como cumprir a missão e alcançar a visão institucional.

Acesso

Para acessar o Mapa Estratégico, basta clicar no link https://suap.ifmg.edu.br, no menu lateral esquerdo, acessar a aba “Farol de Desempenho” e, em seguida, o Mapa Estratégico no botão superior à direita da página, sem a necessidade de incluir usuário e senha.

Para usuários do sistema, docentes, técnicos administrativos e discentes, o acesso é pelo menu lateral esquerdo, "Desenvolvimento Institucional"; ou pela página inicial no atalho PDI: Farol de Desempenho – botão “Mapa Estratégico”.

BSC PDI

registrado em: