Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro virtual do Projeto Astrocultura acontece nesta quinta (17)

Encontro virtual do Projeto Astrocultura acontece nesta quinta (17)

O evento do projeto de extensão, desenvolvido pelo Campus Betim, contará com debates e observação da Lua por meio de imagens de cinco telescópios.
publicado: 16/06/2021 11h28, última modificação: 13/03/2024 13h35

Será realizado nesta quinta (17), das 18h às 20h, o webinário Astrocultura Virtual: um encontro especial para observar e conversar sobre a Lua. O evento contará com a participação de cinco convidados que irão compartilhar imagens, obtidas por telescópios, do satélite natural e responderão perguntas dos participantes durante a transmissão.

A iniciativa faz parte do Projeto Astrocultura, criado em 2009 (Ano Internacional da Astronomia) no Parque Estadual Serra do Rola-Moça. Em 2015, tornou-se um projeto de extensão e, desde então, é desenvolvido e apoiado por editais internos do Campus Betim.

Com a pandemia, as observações presenciais, cursos e outras atividades - que eram realizadas no parque e no campus - foram suspensas. Desta forma, as movimentações do projeto passaram a ser realizadas, principalmente, nas páginas Astronomia na Serra do Rola Moça e Projeto Astrocultura. Além do canal no YouTube, com a promoção de webinários como o de amanhã.

De acordo com Bruno Pereira, professor do Campus Betim e, atualmente, coordenador do Astrocultura, “a pandemia gerou um desafio muito grande, uma vez que o projeto estava, desde o começo, planejado para acontecer de forma presencial. Desta forma, foi necessário adequar os eventos aos ambientes virtuais.” O professor também aponta expectativas para o futuro das atividades: “esperamos que a vacinação da comunidade escolar avance, para pelo menos sonharmos com um retorno presencial às observações, tanto no parque quanto no Campus Betim, onde sempre recebemos as escolas do entorno no projeto”, adianta Bruno.

Para mais informações, acompanhe as redes do projeto.

A transmissão do evento será realizada pelo canal do Astrocultura no YouTube e, além da observação e discussão sobre a Lua, o bate-papo abordará temas relacionados à astrofotografia e a preservação do manancial do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.