Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do Campus Lafaiete conquista medalha de ouro na jornada de foguetes

Equipe do Campus Lafaiete conquista medalha de ouro na jornada de foguetes

publicado: 22/11/2019 16h32, última modificação: 18/03/2024 09h38

Um voo de 212 metros de distância garantiu à equipe Mec-animais, do Campus Conselheiro Lafaiete, o troféu de campeã da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 2019. O torneio foi disputado na cidade de Barra do Piraí (RJ), onde 48 equipes de todo o país se reuniram para a disputa.

Construído por Wilhiam Costa, Guilherme Santos, Bruno Botelli e July Anne, todos alunos do curso técnico em Mecânica, o “foguete” campeão é feito de garrafas de PET e impulsionado por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. A reação causada produz gás carbônico a alta pressão no interior do projétil, que alça voo.

Para participarem da Mostra, os Mec-animais venceram o campeonato interno do Campus, disputado por 30 equipes e do qual já saíram com um bom resultado: 203 metros. Com essa marca, a equipe já esperava uma boa classificação na MobFog. “ Este resultado é fruto de um projeto iniciado em 2015 e realizado anualmente. Neste ano, fizemos reuniões quinzenais, nas quais discutimos melhorias das bases de lançamento e dos foguetes, formulamos projetos e realizamos testes até a data do lançamento final”, explica o professor de Física e coordenador do projeto, Fernando Jesus de Oliveira.

Extensão  lafaiete fogete 2.jpeg
Fernando explica que a construção dos foguetes faz parte  de um projeto de Extensão, que há três anos tem  sido propagado em outras escolas nas proximidades. “O projeto tem como bolsistas os campeões dos torneios no Campus. Infelizmente, com  o corte de verbas do governo, as bolsas foram canceladas e o projeto suspenso por tempo indeterminado”, lamenta