Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Ribeirão das Neves desenvolvem site em homenagem a mulheres cientistas

O portal, que foi produzido em parceria com alunas do Cefet-MG, conta com três jogos educativos sobre o tema. Artigo produzido pelo grupo foi aprovado para publicação e apresentação em evento internacional.
publicado: 03/07/2020 10h06, última modificação: 16/03/2024 09h08
Site foi desenvolvido por meio de reuniões virtuais entre as alunas e orientadores

O site "Elas na Ciência", desenvolvido pelas alunas do Campus Ribeirão das Neves, Ana Luiza Milson, Marcella Ferreira e Luísa Laboissiere, em parceria com estudantes do Cefet-MG, tem o objetivo de divulgar conteúdos relacionados à presença de mulheres na ciência, além de homenagear, por meio de jogos digitais, grandes mulheres cientistas. O portal, que integra o projeto Bytes e Elas, do CNPq, que estimula a participação de mulheres na Ciência, foi organizado durante o período de isolamento social, o que é um motivo de orgulho para as desenvolvedoras.

As estudantes do IFMG reuniram-se, virtualmente, com as alunas do Cefet, Izabela Andrade, Indra Ribeiro e Julia Gonçalves, e contaram com a supervisão dos professores Michele Brandão, do IFMG, Daniel Dalip, do Cefet e Mirella Moro, da UFMG. Além do site, o grupo ainda escreveu um artigo científico sobre o trabalho. Intitulada "Elas na Ciência: Um website com jogos para divulgar personalidades femininas", a produção foi aprovada para publicação e apresentação no XV Women in Information Technology (WIT) 2020.

O evento visa a discussão de assuntos no âmbito da Tecnologia da Informação e da temática de gênero. No total, 64 trabalhos foram inscritos na edição deste ano. Destes, apenas 16 foram aceitos para publicação. No geral, o artigo produzido pelas alunas os resultados das observações do grupo acerca da usabilidade, do conteúdo e da aparência dos jogos desenvolvidos.

Acesse o site "Elas na Ciência" e acompanhe o trabalho das alunas.

Fonte: Comunicação - Campus Ribeirão das Neves