Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Faça cursos gratuitos na área de informática e tecnologia da informação

Faça cursos gratuitos na área de informática e tecnologia da informação

São mais de 100 cursos disponíveis na Plataforma +IFMG e com certificação. Conheça oito opções ofertadas com carga horária que varia entre 20 e 40 horas.
publicado: 23/01/2023 11h10, última modificação: 23/01/2023 11h10

O setor tecnológico cada vez mais vem ganhando espaço no mercado de trabalho. E, consequentemente, os profissionais que possuem as habilidades necessárias têm se destacado com facilidade.

A Plataforma +IFMG oferece gratuitamente oito cursos para aqueles que desejam aprimorar conhecimentos e habilidades relacionados à tecnologia e informática. Os cursos disponíveis são:

- Excel Avançado: técnicas para análise de dados;
- Análise e Visualização de Dados com Power BI;
- Estatísticas Básicas por meio do Excel;
- Criação de Site Utilizando Ferramentas Google;
- Planilhas eletrônicas na Gestão;
- Operador de computador: utilização de Linux;
- Editor de texto e imagem: uso da ferramenta LaTeX;
- Tecnologia da Informação para o trabalho remoto: usando agendar e reuniões virtuais.

Os cursos têm carga horária de 20 a 40 horas, são totalmente online, não há pré-requisitos para se inscrever e ainda garantem certificação na conclusão. O conteúdo programático também pode ser consultado na plataforma, na seção Trabalho.

Excel Avançado: Técnicas para Análise de Dados | Clique aqui

Foca nos usuários que desejam adquirir o conhecimento nos recursos para análise de dados do Excel para relatórios com grande volume de informações. O conteúdo programático aborda temas como: ordenar e classificar listas, filtros, subtotais, importação de dados, uso do Microsoft Query, funções para análise de dados, funções para banco de dados e tabelas dinâmicas.

Análise e Visualização de Dados com Power BI | Clique aqui

O curso é voltado para estudantes que querem aprender os fundamentos da ferramenta Microsoft Power BI, no nível iniciante. Durante as aulas será analisada a fundamentação e introdução da ferramenta, modelagem de dados e definições de métricas, aplicações práticas no PowerBI e introdução a Power BI Service.

Estatísticas Básicas por meio do Excel | Clique aqui

O objetivo do curso é oferecer conhecimento de uma ferramenta para o ensino de estatística básica (Excel), de modo a tornar esse ensino mais atraente e dinâmico. Durante as aulas será analisada a apresentação do Excel e barra de fórmulas, inserção de dados para cálculo de estatística, média, variância, fórmulas, desvio padrão, tipos de gráficos e sua plotagem.

Criação de Site Utilizando Ferramentas Google | Clique aqui

Destinado a capacitar os profissionais da educação na criação de site utilizando o Google. Os participantes terão noções sobre programação web, introdução a ferramentas do Google Workspace, escopo e planejamento da criação de site e criação de site utilizando ferramentas Google.

Planilhas eletrônicas na Gestão | Clique aqui

O objetivo do curso é aprimorar os conhecimentos e desenvolver planilhas completas para solucionar problemas nas áreas financeira, administrativa e comercial. As aulas irão apresentar os conceitos fundamentais das planilhas eletrônicas, conceitos para aprimorar as planilhas e criação de fórmulas.

Operador de computador: Utilização de Linux | Clique aqui

Visa a capacitação do estudante no sistema operacional Linux. As aulas vão abordar os conceitos básicos, introdução ao sistema, instalação do Linux, interface gráfica, comandos básicos no terminal, gerenciamento de arquivos e diretórios e instalação de aplicativos.

Editor de texto e imagem: uso da ferramenta LaTeX | Clique aqui

Focado em estudantes e profissionais que queiram aprender a usar a ferramenta de edição de texto LaTeX. O conteúdo programático aborda temas como: conceitos básicos, instalação e acesso ao editor, configurações básicas, seleção e utilização de modelos, seções, parágrafos, pacotes, inserção de imagens e tabelas, símbolos temáticos, notas de rodapé, entre outros.

Tecnologia da Informação para o trabalho remoto: usando agendar e reuniões virtuais | Clique aqui

Visa apresentar diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e outros meios digitais aos alunos do Ensino Médio e Superior. Será abordado durante o curso a utilização dos recursos tecnológicos, pedagógicos e metodológicos. Para realizar o curso, o educador necessita ter acesso a computador com recursos audiovisuais, acesso à internet e uma conta Google ou Gmail.

Você pode encontrar outros cursos de diversas áreas disponíveis gratuitamente na plataforma. As inscrições são feitas através do site +IFMG

O que é a plataforma +IFMG?

É um ambiente de capacitação profissional a distância, com mais de 10 mil pessoas cadastradas de todos os estados do Brasil. Com a finalidade de incentivar a qualificação do público externo e o aperfeiçoamento da expertise institucional em EaD, atualmente a plataforma conta cerca de 100 cursos em oferta, nas mais diversas áreas. Entre elas, destacam-se: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Saúde, Trabalho, Concursos e Vestibulares, Idiomas. Participe! CLIQUE AQUI.

Leia mais: Plataforma +IFMG planeja lançamento de 15 novos cursos e aplicativo para smartphone

registrado em: