Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Franceses no Campus Betim: projeto ensina a produzir objetos à base de plástico reciclável

publicado: 10/03/2022 12h41, última modificação: 12/03/2024 09h06

Imagine produzir vasos de plantas, porta-copos, mesas e até skates à base de material plástico? Pois é justamente essa a ideia do projeto coordenado pelo prof. Gabriel Mendes Carvalho, da área de Engenharia Mecânica do Campus Betim. Contando com a participação dos estudantes franceses Emma Wagner e Hugo Babics, ambos da Université de Technologie de Troyes (Universidade de Tecnologia de Troyes), o projeto está ligado à área da reciclagem por envolver material plástico, mas vai muito além disso. Como explica Gabriel, o objetivo é ensinar os interessados a agregar valor aos materiais com a produção de objetos à base de polímeros (como esses que foram mencionados acima).

Dentro e fora do campus

O professor explica que, como o tempo dos estudantes franceses no Brasil é curto (apenas 3 meses), nessa primeira fase, o projeto vai se ater à capacitação de estudantes e outros membros da comunidade do Campus Betim. “No entanto, em um segundo momento, pretendemos levar o projeto à cidade de Piumhi. A Prefeitura da cidade, por meio do secretário de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Arthur Delfim, inclusive já vem nos apoiando com a oferta de insumos da Central de Reciclagem do município”, explica ele.

Curso de reciclagem

No Campus Betim, o projeto envolve, ainda, um minicurso relacionado à reciclagem de polímeros. De curta duração, esse curso será ministrado pelo professor e pelos estudantes franceses, sendo que os estudantes se comunicarão em inglês.

franceses I

franceses II